Prefeitura de Mogi intensifica cuidados com o homem durante o Novembro Azul
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Entre as ações, destaca-se o mutirão de ultrassom de próstata, consulta com urologista e retornos médicos, que promete zerar a fila de espera; Mais de 1 mil homens aguardam o atendimento







A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente na manhã de hoje (dia 06/11) a Campanha Novembro Azul – um mês inteiro dedicado à saúde do homem. Entre os destaque da programação, está o mutirão de ultrassom de próstata, consultas e retornos com urologista, que deve zerar a fila de espera – mais de 1 mil homens serão atendidos neste mês.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, aconteceu na sede da Prefeitura de Mogi, onde servidores e público presente também puderam obter informações e orientações sobre saúde, aferir a pressão arterial, receber atendimento em auriculoterapia e fazer o exame de sangue PSA – um dos procedimentos necessários para detectar um possível câncer de próstata.
“A prefeita Mara Bertaiolli tem a saúde como prioridade máxima e uma campanha como esta mostra o carinho e a preocupação que ela tem com a nossa cidade. E para garantir efetivamente a saúde do homem, precisamos de unidades de atendimento que realmente funcionem e especialistas atendendo a população”, disse o prefeito em exercício, Teo Cusatis.
“Se não tivéssemos o Hospital Municipal inaugurado em 2014, a Unica Jundiapeba, o Ame – entregue em parceria com o Governo do Estado em 2012 e o Cias, que terá um espaço dedicado especialmente à saúde do homem, não teríamos condições de garantir o atendimento a estes mais de 1 mil homens em um mês. Trabalho se faz com planejamento e responsabilidade”, completou.
Teo lembrou que para os casos de câncer de próstata diagnosticados precocemente, as chances de cura são de até 90%. “Este é o nosso trabalho enquanto gestor público: garantir condições para que os nossos profissionais atuem para oferecer o percentual máximo de chances de cura para o paciente. E estamos dedicados a isso”, reforçou.
A abertura oficial do Novembro Azul contou ainda com a palestra do médico urologista Carlos Eduardo de Godói Marins, presidente da Associação Paulista de Medicina. Ele integra o quadro de especialistas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e falou sobre a importância da saúde do homem e formas de prevenção. Participou ainda o mogiano Joaquim Lameu, paciente oncológico da Unica Fisio Unica Rodeio.
Marcaram presença na abertura oficial os vereadores Mauro Araújo, Edson Santos, Rodrigo Romão e John Ross, além médicos, de diretores e representantes das unidades de saúde da cidade e profissionais da área.
Novembro Azul
A programação especial dedicada ao homem acontecerá durante todo o mês, com atividades voltadas à promoção do autocuidado, à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que acometem o público masculino. A secretária de Saúde e Bem-Estar, Reneca Barufi, explica que o mutirão de exames atenderá os pacientes que já solicitaram agendamento pelo SIS 160 e aguardam atendimento.
“Na rede especializada, serão realizadas consultas com urologista, exames de ultrassom e retornos médicos voltados à redução da demanda reprimida por esta especialidade nos últimos anos. Os pacientes estão sendo chamados pela nossa equipe do SIS 160 para o atendimento, em dia e horário previamente agendados. Por isso é fundamental que todos mantenham as informações de contato atualizadas”, alerta. O atendimento dos exames acontecerá exclusivamente na UNICAJundiapeba (Rua Lucinda Bastos, 1.769) e UNICAFISIO (Avenida Pedro Romero, 283, Rodeio).
Já nas Unidades Básicas de Saúde haverá durante todo mês de novembro ações como testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, dextro (teste de glicose no sangue), palestras educativas, reforço de vacinação, triagem odontológica e orientações nas salas de espera.
As equipes da Saúde também levarão ações aos funcionários das secretarias municipais e do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). A programação conta ainda com serviços prestados pelo Consultório na Rua, voltados ao cuidado integral da população em situação de rua.
O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado para rastreamento do câncer de próstata, será disponibilizado conforme o protocolo do Ministério da Saúde, a pacientes sintomáticos, que devem procurar a UBS mais próxima para avaliação. Os sintomas mais comuns são: dificuldade ao urinar, urina no sangue, flux urinário fraco ou interrompido e maior frequencia urinária. O público-alvo é homens com 50 a 70 anos de idade, com sintomas, ou de 45 a 70 anos, se possuírem fatores de risco.
Atendimento nos finais de semana
Como parte das atividades, excepcionalmente, a UBS Santa Tereza vai abrir no próximo dia 08/11 e a UBS Vila Suíssa a funcionará no dia 29/11, com equipes de médicos, enfermeiros e dentistas, oferecendo atendimentos e orientações específicas sobre a saúde do homem, das 8 às 17 horas. A proposta é estimular o autocuidado e a atenção integral à saúde masculina, incentivando a busca por prevenção e acompanhamento regular.
Vítima aciona app SOS Mulher Mogiana e GCM prende homem por descumprir medida protetiva
Próxima edição do projeto Rua Mais Feliz será neste sábado no CEMPRE do Botujuru
Prefeitura de Mogi promove Mutirão de Empregos em parceria com o Sincomércio
Prefeitura de Mogi intensifica cuidados com o homem durante o Novembro Azul
Ribeirão Guararema recebe serviços de limpeza e remoção de sedimentos