SEI Cidades, novo sistema de gestão na Prefeitura, trará agilidade e economia na prestação de serviços
Secretaria de Gestão e Contratações Públicas
Cidadãos poderão realizar pedidos e acompanhar andamento de forma remota, pelo celular, computador ou tablet



A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará mais um importante passo na modernização administrativa e na prestação de serviços ao adotar, a partir de 3 de março, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como plataforma de gestão e tramitação de processos administrativos de forma exclusivamente digital, eliminando o uso de papel. A ferramenta proporcionará mais agilidade, diminuição da burocracia, segurança de dados e economia ao município.
Para o cidadão, uma das principais mudanças é a possibilidade de realizar pedidos e acompanhar o andamento de forma remota, pelo celular, computador ou tablet, com acesso pela plataforma Gov.br – portal de serviços do Governo Federal.
Atualmente, a Prefeitura já utiliza uma plataforma digital para tramitação de processos, mas o SEI oferece mais possibilidades de gestão documental.
A transição entre os sistemas está sendo realizada de forma planejada para garantir a continuidade dos serviços e minimizar impactos tanto para funcionários quanto para o morador que procura os serviços da Prefeitura. No âmbito interno, os servidores municipais receberam capacitação prévia e acesso a materiais de orientação e canais de suporte.
Nesta quinta-feira (19/02), a Prefeitura promoveu uma apresentação oficial da nova plataforma, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), para duas turmas de servidores (períodos da manhã e da tarde).
A apresentação foi conduzida por Claude Mary de Moura, que coordena o processo de implementação do SEI na Prefeitura de Mogi das Cruzes.
“Estamos trabalhando neste processo há um ano. A prefeita Mara Bertaiolli optou pela mudança para o SEI devido às vantagens desta plataforma, como economia, acesso fácil, segurança e transparência. O SEI é menos complexo e mais abrangente que o sistema que o utilizamos atualmente e nos permitirá eliminar o uso de papel na administração”, detalhou.
O objetivo da apresentação oficial foi assegurar que os servidores compreendessem as novas funcionalidades, os procedimentos que passarão a ser adotados e as principais diferenças em relação ao sistema anterior.
“Montamos uma estratégia para que a transição ocorra da melhor maneira possível e com suporte técnico adequado”, afirmou Claude.
Além dessa apresentação, ao longo do processo de migração foram oferecidas orientações sobre os procedimentos operacionais e as etapas da implantação, assegurando que a mudança ocorresse de forma organizada e eficiente.
A plataforma
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é utilizado por várias instituições públicas do Brasil. Especificamente no Estado de São Paulo, faz parte do projeto São Paulo Sem Papel. O uso da ferramenta pela Prefeitura de Mogi das Cruzes possibilitará a integração com os sistemas de outros órgãos governamentais, como a plataforma Gov.br, do Governo Federal, agilizando a tramitação e a solução de demandas.
Durante um mês, haverá apoio presencial da Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – para auxiliar servidores da Prefeitura na adaptação ao sistema.
A adesão ao SEI representa também maior padronização dos processos, transparência e segurança da informação e dos dados do cidadão.
“A adoção do SEI, com uma maior digitalização dos processos administrativos, não é apenas um avanço tecnológico. É uma opção pela gestão eficiente, que diminui custos operacionais, reduz desperdícios, melhora a transparência e busca mais agilidade no atendimento ao cidadão”, avalia a prefeita Mara Bertaiolli.
Na esfera federal e no Estado de São Paulo, a plataforma é utilizada em órgãos da administração direta e indireta. Outros estados também aderiram ao sistema.
Gov.br
Tanto na tramitação interna quanto no atendimento ao público (pelo portal da Prefeitura ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC), o acesso exige cadastro na plataforma Gov.br nos níveis prata ou ouro.
A Prefeitura manterá servidores treinados nos locais de atendimento presencial (PAC Centro Cívico, PAC Braz Cubas, CIC Jundiapeba e Mogifácil Biritiba Ussu) para orientar os cidadãos a baixarem o aplicativo Gov.br, fazer o cadastro e elevar o nível para prata ou ouro, quando necessário – já que geralmente o cadastro inicial coloca o perfil automaticamente no nível bronze.
“O cidadão será orientado a usar a plataforma, tanto no computador quanto no celular, por aplicativo, pois não usaremos mais papel. Para isso, estaremos preparados, com servidores capacitados e equipamentos”, concluiu Claude.
O trabalho de mudança de sistemas é gerenciado pela Secretaria de Gestão e Contratações Públicas, Secretaria de Governo e Transparência e Coordenadoria de Comunicação.
Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para aulas gratuitas de beach tennis e pilates
SEI Cidades, novo sistema de gestão na Prefeitura, trará agilidade e economia na prestação de serviços
Em um ano de funcionamento, canal exclusivo Zap Dengue recebe mais de 7.400 mensagens de mogianos
Feira de Adoção Baby Pet só com filhotes será realizada neste domingo (22/2), no Mercado do Produtor
Guarda Civil Municipal localiza veículos, apreende entorpecentes e prende homem por tráfico