EM Maria Eugênia realiza Caminhada da Paz com pais, profissionais e estudantes no Parque Residencial Itapety
Secretaria de Educação
Evento faz parte da programação do Dia Mundial de Combate ao Bullying e envolveu pais, profissionais e cerca de 300 estudantes da unidade escolar










Pais, a equipe escolar e estudantes da Escola Municipal Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, realizaram na manhã desta terça-feira (21/10) uma Caminhada da Paz. O evento contou com cerca de 300 crianças do berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental e faz parte da programação do Dia Mundial de Combate ao Bullying, comemorado nesta segunda-feira (20/10).
A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, explicou que a promoção da cultura de paz é uma diretriz permanente da rede municipal de ensino. "Os projetos e atividades fazem parte de um trabalho contínuo para que o ambiente escolar seja acolhedor. O diálogo e o respeito são a base para o fortalecimento do desenvolvimento integral em todas as escolas", destacou. O vereador Edson Santos acompanhou a ação.
A caminhada começou com uma apresentação de um coral dos alunos dos 4º e 5º anos, organizada pelos professores do projeto musical "Pra Ver a Banda Passar", realizado pela Secretaria Municipal de Educação com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Em seguida, os participantes fizeram o percurso no entorno da escola, levando mensagens de paz e respeito.
As famílias também marcaram presença. "É a primeira vez que meu filho participa. Eu acho bonito e bem legal. É importante incentivar essa cultura de paz desde cedo. Iniciativas como essa precisam acontecer em todas as escolas", afirmou a mãe Anny Isabele Toledo dos Santos, que acompanhou o filho Nycolas Gabriel, de 7 anos.
A professora Eliana Regina Barbosa Mizuguchi explicou a importância do evento. "Temos que ensinar o respeito e a tolerância em todos os aspectos. Estamos trabalhando isso e temos visto um efeito muito positivo, porque as crianças gostam e é muito importante combater o bullying", destacou.
Os alunos aprovaram a iniciativa. "A caminhada foi incrível! É errado discriminar. Os professores sempre ensinam que não pode fazer bullying, é feio", disse Pedro Massa Ruiz, de 10 anos. "A gente quer paz e aprendemos isso na escola. Não pode fazer bullying", completou Luísa Alves de Lima, de 10 anos. "Essa caminhada é sobre a paz e eu gostei de ter participado. Não podemos fazer bullying, bater e xingar, porque é feio. Vou sempre incentivar a paz com meus amigos", finalizou Bernardo de Brito Silva, de 8 anos.
Na última segunda-feira (20/10), diversas escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes promoveram atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Bullying. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a promoção da cultura de paz nas unidades escolares, que estimula desde cedo o diálogo, a boa convivência e o respeito mútuo entre os estudantes.
A EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo também participa do programa "Pé de Infância - Cria na Paz, Respira e Conta até 5", realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com a Fundação Van Leer.

Outubro Rosa: palestra a servidoras do Semae Mogi das Cruzes orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Prefeitura de Mogi amplia pontos de coleta da Campanha Outubro Rosa

Assistência Social promove neste domingo evento de combate ao trabalho infantil no Parque Centenário

Feira Noturna de Braz Cubas promove ação solidária com aula gratuita de FitDance nesta quinta-feira (23)

Escolas municipais de Mogi recebem apresentações itinerantes do Cine Ecologia até esta sexta-feira (24/10)