Agosto Verde reforça compromissos e amplia ações pela Primeira Infância em Mogi das Cruzes
Gabinete
Entre os principais avanços, o mês marcou a implantação do programa Cria na Paz, já presente em mais de 70 unidades escolares




A Prefeitura de Mogi das Cruzes encerra nesta sexta-feira (29/08) o Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância. Durante quatro semanas, a programação articulada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância, mobilizou diversas secretarias municipais, com ações em diversos equipamentos – creches, escolas, unidades de saúde, CRAS, entre outros e espaços públicos. As ações envolveram formações, encontros, atividades com famílias e atividades culturais, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, o Agosto Verde se consolidou como um marco na agenda municipal. "Cada ação foi uma oportunidade de transformar a vida das crianças e de fortalecer o vínculo com suas famílias. Estamos construindo políticas públicas que não se encerram em agosto, mas que deixam um legado permanente para o futuro de Mogi das Cruzes", destacou.
O mês marcou a implantação do programa Cria na Paz com a participação de mais de 70 creches e escolas da rede municipal. A iniciativa incentiva o cuidado por meio de atitudes de respeito, escuta e diálogo entre educadores, crianças e famílias. Também foi firmada a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que trouxe para a cidade o porta-voz "Nelson, o Nenê", personagem que tem aproximado a temática da Primeira Infância dos adultos de maneira acessível.
A programação contou ainda com ações de saúde bucal que beneficiaram cerca de 3 mil crianças em mais de 30 escolas municipais, ações de educação para o trânsito desenvolvidas pela Escola Mirim de Trânsito, rodas de conversa em unidades de saúde, formações intersetoriais sobre o brincar, oficinas com famílias nos CRAS, fortalecendo vínculos e redes de apoio, além de atividades culturais e educativas nas escolas. Cabe destacar ainda as formações na estratégia "Cinco Básicos", que incentivaram a integração entre educação, saúde e assistência social, reforçando a importância do cuidado integral e da intersetorialidade nas pautas relacionadas à Primeira Infância.
De acordo com o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, a mobilização deixa um legado para a continuidade de ações intersetoriais voltadas para a Primeira Infância. "O Agosto Verde fortaleceu uma rede de cuidado que integra políticas públicas, famílias e comunidade. Agora vamos dar continuidade a esse trabalho, junto às secretarias, e garantir que as crianças de Mogi cresçam em ambientes cada vez mais seguros, saudáveis e acolhedores", afirmou.
Em setembro, a Prefeitura avançará ainda mais em termos da política pública nesta área, com o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que está em debate na Câmara Municipal, bem como o lançamento do Monitor de Dados. Essas ferramentas vão orientar e acompanhar a execução das ações voltadas às crianças mogianas nos próximos anos.

Mogi reúne 30 mil pessoas para comemorar os 465 anos com grande Desfile Cívico

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do aniversário de Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes e GCM promovem conscientização sobre violência contra a mulher

Continuam abertas as inscrições para preencher a 2ª turma do programa Escola de Líderes

Futsal começa com cerca de 600 alunos de escolas municipais na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"