Parcerias
Fundação Van Leer (FVL) – Iniciativa Urban95
A Fundação Van Leer é uma organização com sede na Holanda que trabalha globalmente apoiando crianças pequenas, cuidadores e comunidades ao redor do mundo. Para a FVL, investir em um bom início de vida para as crianças é a melhor maneira de construir sociedades mais inclusivas.
A Urban95 (urban95.org.br) é uma iniciativa global que busca sensibilizar gestores e promover a criação de cidades mais acolhedoras para a Primeira Infância, sob a perspectiva de uma criança de 3 anos (95 cm), a partir da premissa que “uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”.
Entre os eixos prioritários da Iniciativa Urban95 estão:
- Espaços públicos e natureza
- Programas e Serviços
- Governança e Sustentabilidade
Mogi das Cruzes faz parte da rede Urban95 que tem como objetivo a troca de conhecimento entre gestores do Brasil e do mundo que priorizam a Primeira Infância em suas políticas públicas./
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV)
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (fundacaomariacecilia.org.br) é uma organização da sociedade civil que trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças de até 6 anos.
A FMCSV tem como estratégia alavancar políticas públicas e ativar a sociedade pela Primeira Infância.
Mogi das Cruzes é o primeiro munícipio a estabelecer uma parceria de apoio direto com a Fundação, com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para a importância desta etapa da vida e disseminar práticas parentais positivas para as crianças pequenas e suas famílias.
Além de apoiar o município na formulação do PPA (Plano Plurianual), a FMSCV tem colaborado com a sensibilização da sociedade por meio do personagem “Nelson, o nenê” que leva informações e dicas sobre a Primeira Infância de forma descomplicada às famílias com crianças de até 6 anos.
Outras ações
Mogi das Cruzes também faz parte da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, idealizada pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. O objetivo principal do movimento é transformar as cidades em espaços mais amigáveis e seguros para as crianças, garantindo que elas tenham autonomia para se deslocar e brincar, além de serem ouvidas na elaboração de políticas públicas.
Mogi das Cruzes também fez a adesão ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, uma iniciativa da Fundação ABRINQ que tem como objetivo mobilizar e dar suporte técnico a gestores municipais que se comprometem a colocar a infância e adolescência como prioridade em suas administrações.