Programa da Agricultura Familiar de Mogi das Cruzes é referência para a Bahia
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Representantes da Prefeitura de Porto Seguro estiveram em Mogi, na última semana, para conhecer de perto a aplicação do programa municipal


O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, tornou-se referência para outras cidades e já começa a inspirar iniciativas semelhantes na Bahia. Nesta semana, representantes da Prefeitura de Porto Seguro estiveram em Mogi para conhecer de perto a experiência inédita na região e colher informações para aplicação do programa em seu município.
As gestoras visitantes, Cleildes dos Santos Alves, superintendente do litoral Norte e coordenadora do PAA, e Thaís de Oliveira Araújo Coordenadora do SUAS, foram recebidas pela secretária-adjunta municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Mariana Fraga, e o auxiliar administrativo, Allan Granchamps Fernandes Vieira para entender a estrutura administrativa que dá suporte ao programa. Em seguida, conheceram a produção local da agricultura familiar e acompanharam de perto a entrega de alimentos no projeto “Quitanda Social”, que garante o acesso a produtos frescos e nutritivos para famílias em situação de vulnerabilidade.
“É uma grande satisfação ver o nosso programa se transformar em exemplo para outras cidades. O interesse de Porto Seguro mostra que estamos no caminho certo, unindo segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar. Para nós, é motivo de orgulho compartilhar essa experiência e contribuir para que mais famílias sejam beneficiadas pelo país”, afirmou a secretária-adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes, Mariana Fraga, que após a explanação acompanhou as visitantes em uma das entregas dos produtos a famílias do Jardim Margarida.
Cleides e Thais também visitaram unidades produtoras, assim como alguns projetos sociais da Cidade, como por exemplo a Incubadora Social, em Jundiapeba.
Reconhecimento
Com investimento de R$ 1 milhão, o programa de Mogi distribui 175 toneladas de alimentos da agricultura familiar ao longo de 12 meses, beneficiando 2.500 famílias e envolvendo 12 produtores e três cooperativas locais.
Sobre o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA)
Investimento: R$ 1 milhão
Volume de alimentos: 175 toneladas em 12 meses
Beneficiados diretos: 2.500 famílias
Produtores envolvidos: 12 agricultores e 3 cooperativas
Itens oferecidos: hortaliças, legumes, e mel
Pontos de retirada: 25 unidades, por meio da Quitanda Social

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h

Mais uma Feira de Economia Solidária será realizada nesta sexta–feira na região central