Alunos da EM Profª Doracy Baptista montam protótipo na conclusão de projeto de robótica
Secretaria de Educação










A EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, realizou na última sexta-feira (24/11) o encerramento do projeto de robótica "Programa Educacional Jornada Z”, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com as empresas EDP Energias do Brasil e Zoom Educacional. A ação foi realizada na parte da manhã pelos alunos do 5º ano.
O encerramento foi marcado pela apresentação da atividade "Montagem e Programação do Protótipo Robótico Veículo Automatizado". O professor responsável pela turma, Eduardo Masayoshi, destacou a aprendizagem dos alunos no decorrer do projeto. “A aulas de robótica acrescentaram muito no aprendizado deles, além de contemplarem outras disciplinas, principalmente matemática, que é algo que eles tinham bastante dificuldade”.
O aluno Kauan Carvalho, de 11 anos, comentou sobre o projeto. “Eu nunca tinha tido esse tipo de experiência e foi muito legal. As aulas de robótica além de fazer com que a gente aprendesse, também nos aproximou dos nossos amigos”.
“Eu também gostei muito! Eu aprendi muito sobre robótica, como montar um carrinho, como é a movimentação dele, o ângulo, entre outras coisas”, disse o amigo do Kauan, Robson Ezequiel de Almeida Santos, de 11 anos.
O evento contou com a participação dos representantes das empresas parceiras. “Nosso investimento na educação visa realmente apoiar a escola, a educação e oferecer oportunidades que até então o aluno não teria se esse projeto não chegasse na escola. Então, são alternativas de experiências para favorecer o aprendizado e que o aluno possa perceber que o aprendizado tem as mais diversas linguagens e que com elas é possível se desenvolver”, disse Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP.
A representante e auxiliar educacional da empresa Zoom Educacional, Léia Gimenez, também esteve presente e falou sobre o resultado final. “O projeto já vinha sendo feito desde o ano passado e eu acho que eles se desenvolveram muito bem dentro de todas as possibilidades.”
O "Programa Educacional Jornada Z” foi acompanhado pelas técnicas pedagógicas do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, Patrícia Araújo e Joelma Silveira. A iniciativa contemplou ao longo dos últimos dois anos 352 estudantes dos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental.
O projeto é caracterizado pela experiência da montagem de protótipos e automação robótica, visando a aprendizagem interdisciplinar e o desenvolvimento do pensamento computacional, raciocínio lógico e algumas competências socioemocionais, como: foco, cooperação, concentração, responsabilidade entre outros.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social