Educação humanizada foi tema do ciclo de visitas do professor José Pacheco em escolas municipais

Secretaria de Educação

06 de agosto de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes recebeu, entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, o educador e antropólogo José Pacheco, especialista em leitura e escrita, mestre em ciência da educação, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal e referência internacional em inovação. Em dez escolas da rede municipal, o professor participou de rodas de conversa com pais, alunos e professores sobre educação humanizada e novos olhares para os processos educativos.

Os educadores destacaram a importância de receber nas unidades escolares uma referência internacional em inovação pedagógica e social. “As visitas tiveram intuito de dialogar sobre novos olhares para os processos educativos, por uma Educação Humanizada, integral em Comunidades de Aprendizagem. O professor traz uma visão humanizada da educação. Ele diz ‘escolas sessão pessoas e pessoas são os seus valores’”, observou Ana Julia Bernardo, chefe de divisão.

As visitas já estão impactando a prática dos educadores. “Depois da roda de conversa que tivemos com o professor Pacheco, eu não consegui mais olhar os meus alunos com os mesmos olhos. Perguntei a um grupo de seis alunos que estavam na escola o que gostariam de aprender e eles tiveram uma reação muito interessante, ficaram surpreendidos”, contou a professora Beatriz Oliveira Lima, do Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Jardim Oropó. A unidade foi a primeira a ser visitada pelo professor. 

O ciclo de visitas terminou na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont. “Foi uma injeção enorme de ânimo para a gente continuar fazendo o melhor pela educação das nossas crianças, principalmente, na comunidade em que estamos inseridos. O professor Pacheco tem uma visão muito sensível e de muito amor pela educação”, disse Tainá Rodrigues, coordenadora pedagógica da unidade escolar. 

Pacheco esteve em unidades escolares na Vila Brasileira, Jundiapeba, Vila Estação, Quatinga, Conjunto Santo Ângelo. O acompanhamento foi feito pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.