Mogi sedia reunião regional do Programa Mais Médicos, do Governo Federal
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Mogi das Cruzes sediou, nesta sexta-feira (30/05), o Acolhimento de Profissionais da Medicina e Gestores Municipais para Fortalecimento do Programa Mais Médicos na Região do Alto Tietê. O evento, realizado pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, em parceria com o Núcleo de Articulação Institucional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, também reuniu representantes das gestões municipais da Baixada Santista, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar.
A agenda, com objetivo principal de fortalecer a implementação do Programa Mais Médicos (PMM) na região, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi. “A reunião regional de diretores, médicos e profissionais é fundamental para a consolidação da saúde primária e colocar os pacientes no centro do cuidado, além de refletir sobre desafios e fortalecer experiências, em um encontro motivador e inspirador para todos”, avalia Rebeca, que estava acompanhada do secretário adjunto Luiz Bot.
O Programa Mais Médicos, instituído pela Lei nº 12.871/2013 e reformulado pela Lei nº 14.621/2023, é uma das principais políticas públicas do Governo Federal para apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa prover, qualificar e fixar profissionais da Medicina em locais com difícil provimento e alta vulnerabilidade social, garantindo atendimento integral, equânime e humanizado à população.
O encontro faz parte da etapa obrigatória de Acolhimento e Avaliação (MAAv), essencial para médicos intercambistas (brasileiros formados no exterior e estrangeiros), que precisam cumprir carga horária mínima de 160 horas divididas entre conteúdos nacionais e específicos locais, conforme estabelecido pela Portaria Interministerial MS/MEC nº 604/2023. Desta forma, a participação dos estados e municípios é fundamental para a operacionalização dessa etapa e para fortalecer a articulação interfederativa necessária à implementação do PMM.
Durante o acolhimento, foi promovida a integração ensino-serviço, alinhando a atuação dos profissionais às necessidades do território, aos indicadores de saúde locais e às políticas públicas vigentes. Essa aproximação contribui para a construção de uma APS qualificada, resolutiva e alinhada aos princípios do SUS.
Mogi das Cruzes avança na implementação de ações do Instituto Ética Saúde
Chegada do Finados projeta crescimento na venda de flores nas feiras e Mercado Municipal de Mogi
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Academia do Jovem no Parque da Cidade recebe nova cobertura para atendimento dos usuários