Traslado de Restos Mortais
Favorito Imprimir Alvará, Certidões e LicençasExpedição de documento pela Vigilância Sanitária que autoriza o requerente a transportar, em urna própria, restos mortais para necrópole distinta daquela onde foram inumados.
cemiteriosmunicipais@mogidascruzes.sp.gov.br
Quem pode solicitar:O titular ou seu representante (com procuração), desde que, devidamente autorizado por um parente do sepultado.
Após 3 anos para adulto e 2 anos para criança. No caso de sepultura provisória 30 dias antes do vencimento.
Local de entrada: Dia e horário de atendimento:Segunda à sexta das 08:00 às 17:00.
- Requerimento de Traslado de Restos Mortais com assinatura do titular, se for perpétuo (anexo no fim desta página)
- Cópia simples do RG do requerente;
- Cópia simples do CPF do requerente;
- Cópia simples do RG do titular;
- Cópia simples do CPF do titular;
- Cópia simples do Título de Posse do cemitério (se for perpétuo);
- Cópia simples da Certidão de Óbito do inumado a ser trasladado;
- Se envolver cemitério particular ou de outro município, o mesmo deverá expedir declaração de titularidade, bem como que não se opõe ao Traslado.
45 dias, aproximadamente.
Taxas:- Expediente R$ 14,38 (exercício 2017);
- Traslado R$ 241,76(exercício 2017) - entre cemitérios municipais
- Apenas inumação R$ 111,64 (exercício 2017);
- Apenas exumação R$ 130,12 (exercício 2017).
Quando da expedição da Autorização para o Traslado, o requerente é avisado pelo telefone que deixou consignado no Requerimento, sendo sua responsabilidade atualizá-lo.
Forma de acompanhamento:Através do Sistema de Protocolo Geral ou por telefone.
- CEMITÉRIO - Apresentação dos referidos documentos para conferência e expedição de Guia para recolhimento dos tributos públicos (Taxa de Expediente e Traslado; e preenchimento do respectivo formulário de Requerimento fornecido pelo Cemitério, devidamente assinado pelo requerente e/ou titular;
- PROTOCOLO - Após o recolhimento das devidas taxas, basta juntar o respectivo comprovante aos documentos conferidos pela Administração do Cemitério e protocolá-los no Prédio Sede da Preifetura;
- DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE CEMITÉRIOS - Análise dos documentos apresentados;
- CEMITÉRIOS MUNICIPAIS - Inclusão aos autos de informações complementares consoante registros públicos;
- DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE CEMITÉRIOS - Despacho ao Secretário de Governo para deferimento ou não da solicitação; se deferido, procede-se às anotações nos registros públicos e, enfim, expede-se a Autorização para o Traslado dos restos mortais;
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Análise e parecer a respeito da solicitação;
- CEMITÉRIOS MUNICIPAIS - Retirada do ofício com a devida autorização, mediante a entrega do cartão de Protocolo.
O prazo para conclusão do serviço poderá ser superior a 45 dias caso fique pendente algum documento ou esclarecimento por parte do requerente.