CCZ captura gambá na Vila São Sebastião e faz soltura em habitat natural
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta segunda-feira (10/11), a captura de um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) - também conhecido como saruê -, nas dependências do Instituto Pró+Vida, localizado na Vila São Sebastião.
A ação foi conduzida de forma tranquila pela equipe. O animal apresentava pequenas escoriações na cauda, motivo pelo qual foi encaminhado à sede do CCZ, na Vila São Francisco, para avaliação veterinária e limpeza da lesão. Após o atendimento, o gambá foi devolvido com segurança ao seu habitat natural.
Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, a ocorrência reforça a importância do trabalho de manejo responsável de animais silvestres. “O gambá é um animal inofensivo e fundamental para o equilíbrio ambiental, pois ajuda no controle de insetos e pequenos vertebrados. Sempre que for identificado em áreas urbanas, o ideal é acionar o CCZ para que o manejo seja feito com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas ou necessidade de recolhimento de animais silvestres, a população deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes pelos telefones (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
Prefeitura de Mogi reúne 900 profissionais da educação em Semana de Boas Práticas
Equipes classificadas para as semifinais da Copa Mogi de Futebol Amador são definidas
Prefeito em exercício vistoria obras do novo Cempre Biritiba Ussú
CCZ captura gambá na Vila São Sebastião e faz soltura em habitat natural
Mogi abre inscrições para passeio noturno guiado pelo Roteiros do Patrimônio - Edição Museus