Prefeitura de Mogi reúne 900 profissionais da educação em Semana de Boas Práticas
Secretaria de Educação
Ao longo da última semana, professores e agentes escolares compartilharam projetos desenvolvidos nas escolas municipais com base nas formações do Departamento Pedagógico




A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes promoveu entre os dias 3 e 8 de novembro, no auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar, a Semana de Boas Práticas. O evento, organizado pelo Departamento Pedagógico (Deped), reuniu cerca de 900 profissionais da rede municipal de ensino para apresentar experiências pedagógicas e projetos realizados a partir das formações continuadas de 2025.
A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, ressaltou que a Semana de Boas Práticas é um momento de valorização e reconhecimento dos profissionais da rede. "Ver cada professor e agente escolar compartilhando suas práticas é motivo de orgulho. A educação se constrói coletivamente, e essa troca de saberes mostra a força da rede municipal de Mogi das Cruzes e o compromisso de cada profissional com o aprendizado das nossas crianças", destacou.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o desenvolvimento profissional docente e valorizar práticas inspiradoras aplicadas nas escolas municipais, em diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Arte, Educação Física, Educação Socioemocional e Educação Tecnológica.
Durante o evento, foram apresentadas 20 práticas desenvolvidas ao longo do ano por professores e agentes escolares da rede - clique AQUI para conferir a relação completa. As experiências representaram os resultados dos módulos formativos do Deped, que envolveram profissionais entre os meses de abril e outubro, com encontros presenciais e online.
A técnica pedagógica Carol Domingues, que faz parte da equipe de formadores do Deped, ressaltou que o encontro permitiu a troca entre diferentes áreas e a valorização do trabalho docente. "A proposta foi reunir todos os cursos de formação continuada em um único espaço, para que os professores conhecessem práticas diversificadas. O resultado superou as expectativas: foram momentos ricos de partilha e aprendizado. Mesmo quem não se apresentou pôde interagir com perguntas e aprender com os colegas".
O diretor do Deped, Mitch Almeida, ressaltou a importância da ação. "A formação não se encerra no estudo teórico, mas se renova quando volta para a prática. O evento mostra a potência da nossa rede e o empenho dos técnicos e professores em garantir uma educação pública de excelência", disse.
Entre as práticas apresentadas, a professora Cíntia Siqueira Ribeiro de Toledo, da EM Kaoru Hiramatsu, destacou o valor da troca entre colegas. "Cada encontro é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Pude compartilhar um pouco do meu trabalho e conhecer novas possibilidades a partir das apresentações dos colegas", disse.
A agente escolar Renata Dornelas Siqueira, da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes, relatou como a formação de leitura trouxe novas ideias para o trabalho com os alunos. "Foi um momento muito prazeroso e criativo. Escolhi o conto de mistério, que desperta curiosidade e encanta os alunos. As crianças se transformaram em pequenos detetives, explorando pistas e fazendo inferências sobre o enredo. Foi lindo ver o envolvimento de cada uma e perceber como a leitura pode ser vivida de forma lúdica e divertida."
As práticas refletem o propósito da Semana: valorizar ações que aproximam teoria e prática, transformando formações em resultados concretos dentro das escolas. Esse mesmo olhar foi reforçado pela professora Beatriz de Oliveira Tote, da EM Carlos Alberto Lopes, na Vila Mogilar, que destacou o impacto do ciclo de reflexão–ação–reflexão. "Esse processo desenvolve o senso crítico e nos permite apreciar as belezas do aprendizado das crianças. Compartilhar com os colegas é uma forma de valorização da nossa vivência", disse.
O agente escolar Wesley Aparecido de Oliveira, da EM Profª Célia Pinheiro Franco, no Mogi Moderno, ressaltou a importância do aprendizado contínuo. "Sempre procuro aplicar o que aprendo nas formações. Mesmo com as demandas do dia a dia, percebo como o trabalho do CEDIC é importante e como o agente de leitura contribui para o crescimento educacional e pedagógico dos alunos", concluiu.
A Semana de Boas Práticas encerrou o calendário formativo de 2025 da Secretaria de Educação para profissionais do Ensino Fundamental, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento profissional dos educadores e a melhoria contínua das práticas pedagógicas na rede municipal de ensino.
Prefeitura de Mogi reúne 900 profissionais da educação em Semana de Boas Práticas
Equipes classificadas para as semifinais da Copa Mogi de Futebol Amador são definidas
Prefeito em exercício vistoria obras do novo Cempre Biritiba Ussú
CCZ captura gambá na Vila São Sebastião e faz soltura em habitat natural
Mogi abre inscrições para passeio noturno guiado pelo Roteiros do Patrimônio - Edição Museus