Prefeita Mara Bertaiolli dá início ao maior mutirão de oftamologia da história de Mogi
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A prefeita Mara Bertaiolli deu início, nesta terça-feira (05/08), à ampliação do programa Pró-Visão com o maior mutirão oftalmológico da história da cidade. A iniciativa foi anunciada ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis e marca o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. A mova etapa do mutirão acontece em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e tem como objetivo acelerar o atendimento de pacientes que aguardam por consultas e exames, enfrentando a demanda reprimida acumulada nos últimos anos.
A apresentação do investimento na ampliação do convênio, totalizando R$ 400 mil, foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, juntamente com o secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot, a provedora da Santa Casa, Miriam Nogueira do Valle, o vice-provedor Flávio Ferreira de Mattos, o 1º tesoureiro, Fábio Ferreira de Mattos, e os vereadores Milton Lins (Bi Gêmeos), Rodrigo Romão e Otto Flores de Rezende - presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
“Essa ampliação representa o nosso compromisso com uma saúde mais ágil, humana e resolutiva. Estamos cuidando das pessoas e garantindo o direito à visão para milhares de mogianos, com qualidade, respeito e competência”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Com a ampliação, o contrato entre a Prefeitura e a Santa Casa passa de 500 para 1.500 consultas oftalmológicas por mês, com meta de realizar 8 mil atendimentos especializados em 8 meses.
O número de profissionais de oftalmologia envolvidos na ação aumentou de 5 para 7, e novos equipamentos foram adquiridos pela Santa Casa para garantir mais qualidade e agilidade nos exames, como a lâmpada de fenda ou biomicroscópio, indispensável no diagnóstico de doenças como conjuntivites, ceratites, uveítes, glaucoma (avaliação do ângulo com lente de gonioscopia), catarata e lesões da retina; aparelho de Greens, também chamado de refrator de Greens ou foróptero manual (um dos principais instrumentos no consultório oftalmológico para prescrição de óculos com rapidez, precisão e conforto); e o tonômetro de Goldmann, considerado o padrão-ouro para a medição da pressão intraocular (PIO), essencial no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
“O que estamos entregando hoje é mais do que números. É dignidade e cuidado com cada pessoa que está esperando por esse atendimento. Estamos realizando importantes parcerias para atender a demanda reprimida dos últimos anos e ampliar os serviços”, afirmou o vice-prefeito Téo Cusatis.
A secretária de Saúde, Rebeca Barufi, ressaltou o impacto da medida. “Essa é uma ação estratégica, que vai reduzir significativamente o tempo de espera e promover mais qualidade no serviço público de saúde”, aponta.
Demanda reprimida
Em 1º de janeiro de 2025, o município contabilizava 14.757 pessoas aguardando por consultas e exames de refração. Esse número caiu para 11.515 até 30 de julho, representando uma redução de 21,97% na fila de espera. A expectativa é que essa nova etapa do Programa Pró-Visão acelere ainda mais esse processo.
Programa Pró-Visão
O Programa Pró-Visão teve início no começo de 2025 com um mutirão de consultas em parceria com a Clínica Boucault, que realizou 750 atendimentos. Em junho, foi iniciado o Mutirão de Cirurgias de Catarata, também com a Santa Casa, com meta de 908 procedimentos até dezembro, ampliando a capacidade mensal de cirurgias de 45 para 159.
Outro destaque é a força-tarefa em parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, que atendeu 613 pessoas na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, entre 2 e 30 de julho. Desde 31 de julho até 8 de agosto, os atendimentos acontecem na UnicaFisio, no Rodeio, com expectativa de alcançar 1,5 mil pacientes, entre adultos e crianças. A ação voltará em outubro com nova rodada de atendimentos oftalmológicos gratuitos.

Alunos do programa Escola de Líderes apresentam os projetos de conclusão de curso

Prefeita Mara Bertaiolli dá início ao maior mutirão de oftamologia da história de Mogi

Após sucesso na Vila Cléo, Cinema na Praça exibirá filmes em Cezar de Souza nesta sexta e sábado (8 e 9/8)

Partida entre Mogi Basquete e São José arrecada doações para a Campanha do Agasalho

Rua Mais Feliz atende 1,2 mil pessoas na edição do Jardim das Bandeiras