Prefeita Mara Bertaiolli dá início ao maior mutirão de oftamologia da história de Mogi

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

06 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A prefeita Mara Bertaiolli deu início, nesta terça-feira (05/08),  à ampliação do programa Pró-Visão com o maior mutirão oftalmológico da história da cidade. A iniciativa foi anunciada ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis e marca o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. A mova etapa do mutirão acontece em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e tem como objetivo acelerar o atendimento de pacientes que aguardam por consultas e exames, enfrentando a demanda reprimida acumulada nos últimos anos.

A apresentação do investimento na ampliação do convênio, totalizando R$ 400 mil, foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, juntamente com o secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot, a provedora da Santa Casa, Miriam Nogueira do Valle, o vice-provedor Flávio Ferreira de Mattos, o 1º tesoureiro, Fábio Ferreira de Mattos, e os vereadores Milton Lins (Bi Gêmeos), Rodrigo Romão e Otto Flores de Rezende - presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

“Essa ampliação representa o nosso compromisso com uma saúde mais ágil, humana e resolutiva. Estamos cuidando das pessoas e garantindo o direito à visão para milhares de mogianos, com qualidade, respeito e competência”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

Com a ampliação, o contrato entre a Prefeitura e a Santa Casa passa de 500 para 1.500 consultas oftalmológicas por mês, com meta de realizar 8 mil atendimentos especializados em 8 meses. 

O número de profissionais de oftalmologia envolvidos na ação aumentou de 5 para 7, e novos equipamentos foram adquiridos pela Santa Casa para garantir mais qualidade e agilidade nos exames, como a lâmpada de fenda ou biomicroscópio, indispensável no diagnóstico de doenças como conjuntivites, ceratites, uveítes, glaucoma (avaliação do ângulo com lente de gonioscopia), catarata e lesões da retina; aparelho de Greens, também chamado de refrator de Greens ou foróptero manual (um dos principais instrumentos no consultório oftalmológico para prescrição de óculos com rapidez, precisão e conforto); e o tonômetro de Goldmann, considerado o padrão-ouro para a medição da pressão intraocular (PIO), essencial no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

 “O que estamos entregando hoje é mais do que números. É dignidade e cuidado com cada pessoa que está esperando por esse atendimento. Estamos realizando importantes parcerias para atender a demanda reprimida dos últimos anos e ampliar os serviços”, afirmou o vice-prefeito Téo Cusatis.

 A secretária de Saúde, Rebeca Barufi, ressaltou o impacto da medida. “Essa é uma ação estratégica, que vai reduzir significativamente o tempo de espera e promover mais qualidade no serviço público de saúde”, aponta.

Demanda reprimida
Em 1º de janeiro de 2025, o município contabilizava 14.757 pessoas aguardando por consultas e exames de refração. Esse número caiu para 11.515 até 30 de julho, representando uma redução de 21,97% na fila de espera. A expectativa é que essa nova etapa do Programa Pró-Visão acelere ainda mais esse processo.

Programa Pró-Visão
O Programa Pró-Visão teve início no começo de 2025 com um mutirão de consultas em parceria com a Clínica Boucault, que realizou 750 atendimentos. Em junho, foi iniciado o Mutirão de Cirurgias de Catarata, também com a Santa Casa, com meta de 908 procedimentos até dezembro, ampliando a capacidade mensal de cirurgias de 45 para 159.

Outro destaque é a força-tarefa em parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, que atendeu 613 pessoas na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), em Jundiapeba, entre 2 e 30 de julho. Desde 31 de julho até 8 de agosto, os atendimentos acontecem na UnicaFisio, no Rodeio, com expectativa de alcançar 1,5 mil pacientes, entre adultos e crianças. A ação voltará em outubro com nova rodada de atendimentos oftalmológicos gratuitos.