Abordagem Social à População de Rua

Favorito Imprimir Assistência Social e Habitação


Descrição:

Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, pessoas em situação de rua. A proposta consiste em atender as pessoas em situação de rua indentificadas nas atividades programadas de busca ativa nos territórios e via solicitação recebida da comunidade por telefone ou email. Para a atividade programada de busca ativa, uma equipe de Agentes Sociais consideram locais onde há maior incidência de pessoas em situação de rua.

A região central, praças e logradouros públicos são considerados prioridade no itinerário, por concentrar maior número de pessoas nestas condições. No atendimento à pessoa em situação de rua, o Serviço de Abordagem Social busca aproximar, identifidentificar, apresentar o serviço, avaliar e encaminhar. A proposta de saída das ruas e os encaminhamentos realizados são construídos voluntariamente com as pessoas que estão nesta condição e podem resultar no retorno famililiar, atendimento em serviços de saúde, retorno ao município de origem, acolhimento institucional ou orientação socioeducativa.

Telefone:

(11) 97096-0923 (WhatsApp)

E-mail:

seas.semas@pmmc.com.br

Quem pode solicitar:

Qualquer munícipe.

Local de entrada: Dia e horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira: 8:00 às 20:00.
Sábado, domingo e feriados: 8:00 às 17:00.

Documentos necessários:

Não é necessário portar documentação para ser atendido.

Secretarias e Órgãos envolvidos:
  • Secretaria de Assistência Social
Requisitos:

Estar em situação de rua no território de Mogi das Cruzes. Prioridade de Atendimento: Pessoa com deficiência, gestantes e idosos em situação de rua. 

Fluxo:

Acionar o Serviço via telefone.

Observações:

Durante a semana solicitações via telefone até às 20:00. Finais de semana e feriados, das 8:00 às 17:00. O Serviço Especializado em Abordagem Social atende as pessoas em situação de rua que encontram-se numa condição de vulnerabilidade social. Todo atendimento à população de rua é pautado no respeito aos princípios dos direitos humanos.