Plano Municipal da Mata Atlântica

O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) é um instrumento legal instituído pelo artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/06), que direciona a ação dos municípios na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica. A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) foi parceira na elaboração do estudo, que traz números, gráficos e imagens da realidade ambiental.

O estudo desenvolveu um Mapa de Calor em Mogi das Cruzes, segundo a cobertura arbórea da cidade. Regiões com mais árvores possuem temperaturas menores, enquanto áreas com menos árvores são mais quentes, com a temperatura podendo variar em até 14 graus. As informações já têm auxiliado a Prefeitura a realizar ações de plantio de árvores, priorizando as regiões com menor cobertura verde.

Mogi das Cruzes tem 52 mil árvores mapeadas em sua área urbana (com exceção da Serra do Itapeti e de outras áreas preservadas). A meta da atual gestão (2017-2020) é plantar 50 mil novas árvores, entre ações do poder público e da iniciativa privada. Desde 2017, 29 mil já foram plantadas.

Informações e sugestões:
E-mail: pmma.svma@pmmc.com.br

Anexos: