Meio Ambiente em Mogi

O encontro da exuberante Mata Atlântica presente nas serras do Itapeti e do Mar e ao longo do rio Tietê fazem de Mogi das Cruzes uma cidade rica em recursos naturais. Mais de 65% do município é situado em áreas de preservação ambiental, abrigando espécies raras da flora e da fauna, muitas delas em extinção no planeta, como o sagüi-da-serra-escuro. Mogi está inserida na segunda maior reserva de Mata Atlântica do Estado, e a vegetação, em forma de ilhas florestais se distribui por todo o município. 

Esses remanescentes florestais guardam uma rica biodiversidade ainda não totalmente conhecida. Rios, cachoeiras e lagoas naturais compõem, com a fauna e a flora, o espetáculo da natureza, contemplado e estudado por grupos de turistas e pesquisadores que percorrem trilhas sob a orientação e coordenação de ambientalistas. 

Tamanha riqueza natural atrai ao município turistas e pesquisadores, que se encantam com as belezas do território mogiano. Além disso, a cidade investe pesado em educação ambiental, com projetos e espaços específicos, como o Parque Municipal da Serra do Itapeti, o Núcleo Ambiental da Ilha Marabá e a Escola Ambiental, projeto de referência nacional na área. Dessa forma, Mogi prova que é possível buscar um desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida à população e respeito ao meio ambiente. 

Recursos Naturais
Áreas de Preservação Ambiental: 47.227,24 hectares
Remanescentes de Mata Atlântica: 18.416 hectares
Proteção efetiva: 442 hectares = 0,5% do território mogiano
Parque Municipal da Serra do Itapeti: 352,3 hectares
Estação Ecológica do Itapeti: 89,7 hectares 

Áreas Protegidas
Estação Ecológica do Itapety;
Mananciais;
Parque Estadual da Serra do Mar;
Parque Municipal do Itapeti;
Serra do Mar;
Serra do Itapety;
Vale do Botujuru;
Várzea do Rio Tietê.