A Dengue e seus sintomas



O QUE SÃO DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA?

Arboviroses são doenças transmitidas por vetores artrópodes. Um dos exemplos mais comuns é o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Mais comum, a dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito, considerada um grave problema de saúde pública.

O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada.
A dengue pode desencadear complicações e levar à morte do indivíduo. Não há medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo geralmente tratados os sintomas da infecção. A recomendação para o doente é repouso e hidratação até que o quadro se estabilize.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por dois ou mais sintomas:

  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náusea e vômito
  • Manchas vermelhas no corpo

É importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar sintomas de dengue.