Lista de comorbidades e documentos necessários (18 anos ou mais)

A fim de agilizar o processo de vacinação para o grupo de pessoas com comorbidades, principalmente para os pacientes do SUS que realizam acompanhamento médico pela rede pública, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes estará facilitando o processo de comprovação. Para receber a dose da vacina será aceito qualquer documento que comprove o diagnóstico em questão e contenha o CRM do médico, por exemplo: laudo médico, relatório de alta hospitalar e exames.

Comorbidades que necessitem de medicação contínua, como diabetes tipo 1 e 2, hipertensão arterial resistente, asma grave e uso de medicação imunossupressora, poderão ser comprovadas por meio de receita ou formulário de retirada de medicamento na Farmácia de Alto Custo do Estado.

A lista de comorbidades a serem atendidas se mantém a definida previamente no Documento Técnico para a campanha de vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Sáude, além das seguintes comorbidades neurológicas adicionadas recentemente:

  • Doença cerebrovascular;
  • Doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória;
  • Indivíduos com paralisia cerebral;
  • Esclerose múltipla, e condições similares;
  • Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
  • Deficiência neurológica grave.

Para pessoas com deficiências permanentes graves, conforme definido pelo Ministério da Saúde, serão atendidas, inicialmente, aquelas cadastradas no BPC. Como comprovação, serão aceitos documentos que possuam o número do cadastro do benefício. As pessoas com deficiências que não possuem cadastro no BPC, mas possuem alguma das comorbidades, poderão ser vacinadas mediante comprovação médica. Quem não se enquadra em nenhum dos casos, deve aguardar a abertura de novos grupos de imunização.

Lembramos que os grupos contemplados seguem o Plano Nacional de Imunização, conforme as doses são enviadas ao município pelo Governo do Estado. A faixa etária para vacinação continuará sendo ampliada gradativamente, até que todos sejam imunizados.

Lista de comorbidades e documentos necessários para vacinação contra a Covid