3ª edição do Curso de Educadores Ambientais terá módulo de encerramento neste sábado

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

06 de dezembro de 2022

A 3ª edição do Curso de Educadores Ambientais Locais caminha para seu encerramento e os participantes tiveram mais um módulo de formação, que ocorreu no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, no último sábado (3/12). A formação contou com a presença de educadores e integrantes do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. O participantes também assistiram ao filme “Serráqueos” e participaram de uma roda de conversa com a presença do diretor do filme, Rodrigo Campos.

Este foi o penúltimo encontro dos inscritos, que terão o módulo final da formação no próximo sábado, dia 10, das 8h às 16h. A 3ª edição do curso ocorreu nos dias 12, 19 e 26 de novembro, além de 3 de dezembro. A formação é voltada preferencialmente para moradores do Rodeio, Ponte Grande, Jardim Aracy, Parque Residencial Itapety, Rio Abaixo, Vila São Francisco, Jardim Maricá, Bella Cittá, Fazenda Rodeio e Botujuru.

Nesta edição, o curso vem abordando temas como a importância das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, em especial o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. A formação também busca sensibilizar a população sobre suas responsabilidades na conservação da biodiversidade, além de promover a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas relações, envolvendo aspectos ecológicos, legais, sociais, culturais, científicos e éticos.

A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordena o curso, faz um balanço positivo das ações. Ela lembra que o curso teve início em 2021 e foi organizado em três grandes edições, com a primeira voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). A segunda edição teve como tema ‘Cidade”, com início em maio deste ano. Já a terceira abrangerá toda a área próxima à Serra do Itapeti.

Até agora, participaram da formação dos Educadores Ambientais Locais e foram certificadas 126 pessoas, sendo 66 em 2021 e 60 em 2022. Os participantes com frequência igual ou superior a 80% recebem certificados emitidos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.