Ecoponto do Jardim Armênia reabrirá na terça-feira (2/4), com novo modelo de funcionamento

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

28 de março de 2024

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal reabrirá o Ecoponto do Jardim Armênia na terça-feira (2/4), após uma reforma que proporcionou ao equipamento melhores condições de funcionamento. O ecoponto recebeu uma nova cobertura, revitalização da área administrativa e ganhou uma estrutura operacional que facilitará a entrega de materiais por parte da população. É um novo modelo de funcionamento, que será estendido aos demais ecopontos e a todo o processo de coleta seletiva no município.

Também como parte desse processo, a secretaria lançará nos próximos dias, com o auxílio do Participa Mogi, uma pesquisa sobre coleta seletiva. O objetivo é conhecer os hábitos dos mogianos e melhorar as ações da Administração Municipal na área. A partir dos resultados, serão estudadas medidas práticas para que a coleta seletiva seja mais eficiente e atenda às necessidades da população.

O funcionamento do ecoponto do Jardim Armênia vai mudar. O atendimento será de sexta a quarta-feira, das 8h às 18h, com exceção de quinta-feira, quando o equipamento permanecerá fechado para procedimentos internos como limpeza e escoamento de materiais. O modelo de funcionamento foi usado de forma experimental nos ecopontos do Parque Olímpico e Jundiapeba, com bons resultados, e também fará parte da mudança dos ecopontos.

Após a reforma do Ecoponto do Jardim Armênia, o mesmo trabalho será realizado nos ecopontos do Parque Olímpíco e de Jundiapeba. O objetivo é que os três equipamentos recebam padronização e funcionem de maneira idêntica, fechando às quintas-feiras para limpeza e atendendo os cidadãos nos demais dias de semana.

Além disso, um quarto ecoponto vem sendo construído atualmente, na avenida Ricieri José Marcatto, na esquina com a rua Capitão Arcílio Rizzi, e atenderá o distrito de Cezar de Souza. Quando estiver concluído, o ecoponto funcionará no mesmo sistema.

O que os ecopontos aceitam

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de materiais recicláveis para a população e não atendem empresas, que devem providenciar a destinação de seus resíduos. Eles complementam outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável recolhido porta a porta e as operações Cata-Tranqueira.

São recebidos materiais como entulho, vidro, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente. Para o descarte de restos de material de construção, o limite máximo por pessoa é de 1 m³ por dia.