Educadores e alunos comemoram os 10 anos da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

23 de junho de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Alunos participaram do plantio de um ipê amarelo e festejaram a data com a apresentação de dança e teatro sobre a preservação da natureza.

Com a apresentação de dança e teatro "A Natureza em Perigo", os alunos da Escola Municipal Prof. Hélio dos Santos Neves, no Residencial Novo Horizonte, mostraram na manhã desta quarta-feira (23/06), a importância de preservar e cuidar do meio ambiente. Esse trabalho é fruto dos 10 anos de atividade da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, da Secretaria Municipal de Educação, festejados nesta quarta. O evento contou ainda com o plantio de uma muda de ipê amarelo.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, representou o prefeito Marco Bertaiolli na solenidade. "Que nossas crianças levem para a vida toda o que apresentaram para nós nesta manhã. Os recursos naturais são findáveis. É preciso conscientizar a todos da importância do respeito ao meio ambiente e de tudo que nele vive. Este é o papel da Escola Ambiental com a formação de professores e o atendimento às escolas, que podem trazer seus alunos para este espaço e desenvolver atividades de acordo com seu plano de trabalho".

A unidade, projetada inicialmente por engenheiros do DAEE mediante uma compensação ambiental pela construção do Paradise Resort & Convention, foi assumida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação. Foi criada pela Lei Municipal nº 5.889/2006 e inaugurada em 5 de junho de 2006. Possui laboratório de ciências, biblioteca, sala de estudos, videoteca, viveiro de mudas e espaço para hortas alternativas. Em suas atividades são trabalhados os temas Água e Energia, Horta (Compostagem e solo), resíduos sólidos, biodiversidade e saúde e meio ambiente.

Angélica Lucas Bezerra, coordenadora da unidade a pouco mais de um ano, destacou a importância da Escola Ambiental. "É uma responsabilidade estar a frente de um trabalho realizado por uma secretaria marcada por experiências exitosas na área de educação ambiental. Atendemos a cada ano cerca de 500 professores e 5 mil alunos, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental e a construção de uma cidade sustentável". A unidade é referência em educação ambiental na região e foi destaque em congressos internacionais.

O evento contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Valéria Campolino, a diretora do Departamento Pedagógico, Eulália Anjos Siqueira, e representantes de instituições parceiras da Escola Ambiental, como Furnas Centrais Elétricas e Instituto Eco Futuro. O secretário do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, e o vereador Juliano Abe também prestigiaram a comemoração. (KCB)