EM Profª Florisa Faustino Pinto concluiu projeto Aliment(Ação) em evento no Bunkyo
Secretaria de Educação
A cultura japonesa fez parte do encerramento do projeto Aliment( Ação), realizado pela EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. A atividade, que aconteceu na última semana no Bunkyo, também marcou a formatura dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da escola. O projeto foi realizado desde outubro pela unidade escolar e teve como objetivo oferecer uma aprendizagem significativa e promover o sentimento de pertencimento dos alunos.
A professora da escola Alice Takeda explicou como a atividade foi desenvolvida e planejada. "Nós trabalhamos o patrimônio e a agricultura da comunidade japonesa, desde os costumes até a culinária. Em sala de aula, expliquei, por exemplo, que todos os sentimentos que estavam nos barquinhos da cerimônia do Tooro Nagashi eram o que eles teriam em suas vidas".
No lago do Bunkyo, os alunos tiveram a oportunidade de soltar seus barquinhos na tradicional cerimonia japonesa do Tooro Nagashi, que levaram palavras positivas, como paz, harmonia, amor e resiliência e acompanhar uma apresentação de Taiko. O evento também contou com a degustação de um saboroso tempurá feito pelo chef Denis, do restaurante Eda Sushi, feitos com legumes comprados a preço de custo dos produtores do bairro.
Todas as atividades contaram com parcerias. A alegria dos alunos e das famílias no Bunkyo era contagiante. “Estamos felizes por ela. É um orgulho e sempre participamos”, disse Francisca Fabiana, mãe de Yasmin Bittencourt, aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola. Os estudantes das outras turmas encerraram o projeto fazendo uma salada de frutas na própria escola.
Alguns alunos somente conheciam a entrada do Bunkyo, como conta a professora Juliana Prado. "Quando a gente pedia para eles desenharem o Bunkyo, que é próximo à escola, eles faziam apenas o portão, porque nunca tinham entrado aqui. Eles não sentiam que era um local que pertencia a eles, então trabalhar o patrimônio foi muito importante. Tudo o que está no nosso quintal e na cidade toda é deles, eles fazem parte".
Projeto Aliment(Ação)
A escola está localizada em uma área com plantações de hortaliças e legumes, o que mobilizou a equipe a usar esta temática para desenvolver a aprendizagem dos 768 estudantes matriculados na unidade escolar. Assim nasceu o projeto Aliment(Ação), iniciativa interdisciplinar e intersetorial, que envolveu todos os alunos da escola por meio das reflexões e a exploração do território.
“Estamos muito felizes com a alegria de nossas crianças e funcionários neste projeto, além da oportunidade que tivemos de ver tantas pessoas envolvidas neste trabalho pelas crianças. Agradecemos as Secretarias de Cultura e Agricultura, o Departamento de Alimentação Escolar e a Divisão de Transportes da Secretaria de Educação, os agricultores, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), a comunidade, funcionários e o Taiko Mary Nishimura”, disse a diretora da escola, Monica Raquel Souza Matheus. Felismino.
O projeto contou com visitas exploratórias às propriedades rurais e foi dividido em quatro etapas: conhecer a escola, conhecer a merenda, conhecer o plantio e reconhecer a escola. O objetivo foi fazer com que os alunos percebessem esse espaço como patrimônio e para além da aprendizagem mais significativa, desenvolvessem sua própria identidade e pertencimento.
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