Evento marca o encerramento do 1º programa municipal voltado a startups GovTechs do país

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

06 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (08/12), às 9 horas, o evento Mogi Tech – Gov Experience. A ação acontecerá no auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar, e marca o encerramento do Programa de Incubação do Polo Digital deste ano, o primeiro do Brasil a ser realizado por um município voltado exclusivamente a iniciativas para os desafios da gestão de políticas públicas, trabalhando os conceitos GovTechs e Cidades Inteligentes.

O evento contará com um painel que terá a participação de convidados especiais do BrazilLAB e da IdeiaGov, duas referências nacionais no setor de startups e de iniciativas voltadas a GovTechs, e do deputado estadual Sérgio Vitor. Também será feita uma apresentação dos projetos e dos resultados alcançados nesta edição do Programa de Incubação.

“Neste ano, o Programa de Incubação do Polo Digital teve foco nas startups que apresentam soluções para questões voltadas aos governos, com foco no atendimento ao cidadão. É uma iniciativa inédita no Brasil e que trará resultados importantes para a cidade, para sua população e também para os empreendedores”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Ele lembrou que, durante o programa, a estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes participou no acompanhamento e na validação das iniciativas. Todos os secretários municipais estiveram no Polo Digital, conheceram as iniciativas, acompanharam o processo e mantiveram contato com os empreendedores.

“Esta foi uma iniciativa inédita e teve uma troca de experiências muito enriquecedora, tanto para os secretários municipais, que puderam conhecer as ideias que estão sendo desenvolvidas, quanto para as startups, que tiveram este contato com quem trabalha diretamente na área pública”, disse Bastianelli.

O ciclo do Programa de Incubação deste ano começou com a participação de dez startups, para a realização de atividades durante os últimos dez meses. Destas, nove chegaram ao fim do programa: três iniciativas voltadas à Educação, duas para Saúde e uma para cada um dos setores de Agricultura, Empregabilidade, Meio Ambiente e Zeladoria.

Para a área da Educação, as iniciativas são a Educaton, voltada à formação de professores com a utilização de tecnologia; a TecAcademy, uma plataforma que oferece ao professor uma ferramenta individualizada de avaliação dos alunos; e a Psiqedu, que apresenta um programa para o novo ensino médio, composto por cursos que dialogam com o mundo do aluno, preparando-o para encarar a vida atual.

Na área da Saúde, o Conecta Pulse trabalha com uma pulseira com QR code com acesso aos dados de saúde para o pré-atendimento médico de emergência. Esta iniciativa já teve, inclusive, um caso real de utilização, facilitando o socorro a um paciente que sofreu um infarto. Já a Brasil Clin tem ação voltada ao atendimento médico de pessoas de baixa renda.

Para a Agricultura, a Agrolog oferece uma plataforma digital para integrar e conectar a logística do mercado agro, enquanto na área de Empregabilidade, A Tenda com Jogos propõe treinamento online e gamificado para melhorar o índice de empregabilidade das empresas.

Na área de Meio Ambiente, a Muteki trabalha com o conceito de sustentabilidade, com sistema de geração de energial renovável. Por fim, para a Zeladoria, a Wise Things tem um sistema de pesagem de caminhões em tempo real por meio de sensores iOT.

Outros benefícios

Durante o andamento do ciclo do Programa de Incubação, as startups participantes receberam benefícios, que foram intermediados pela Prefeitura. Em parceria com o Sebrae-SP, foram realizadas capacitações, mentorias, participação em eventos e conexão com suas redes de parceiros.

Em julho, o  Polo Digital foi habilitado como parceiro da Amazon Web Service (AWS). Assim, as startups incubadas foram beneficiadas com ações do AWS Activate, que incluem créditos de recursos e treinamentos para desenvolvimento do empreendimento. Elas tiveram acesso a U$ 5 mil em créditos para uso nos produtos e serviços da AWS, além de U$ 1.5 mil em créditos de suporte. Entre os produtos e serviços oferecidos estão os servidores virtuais na nuvem, armazenamento escalável em nuvem e banco de dados gerenciado de alta performance.

Já no mês de outubro, as startups do Programa de Incubação passaram a utilizar, sem custos, a plataforma Onne.link, usada para facilitar o acesso das pessoas ao unificar os links da empresa e auxiliar na divulgação da marca ou empresa. O benefício foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação com a empresa MR Trends Ltda, celebrada por meio de chamamento público.