Formação em parceria com o Sebrae-SP reuniu mais de 5 mil profissionais da educação

02 de fevereiro de 2023

O início do calendário letivo da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes deste ano foi marcado por um encontro inédito de mais de 5 mil profissionais de escolas municipais e creches subvencionadas da cidade. Na noite desta quarta-feira (01/02), o Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos ficou lotado para o Seminário de Educação Empreendedora 2023 com o professor Mário Sérgio Cortella, uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Sebrae-SP.

O evento teve como objetivo fomentar a educação empreendedora e contou com representantes da rede estadual de ensino e das cidades do Alto Tietê. “Durante dois anos tivemos que nos poupar de momentos assim, em que estamos juntos lotando nosso Ginásio municipal. Para vocês que lutaram tanto para que a educação não parasse, que tiveram que se adaptar e reaprender muitas coisas, nosso muito obrigado. Começamos nosso ano letivo em grande estilo com esse grande encontro. Muito obrigado pela confiança do Sebrae-SP, pela parceria que levará a cultura do empreendedorismo para nossas escolas”, disse o prefeito Caio Cunha.

A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueroa, destacou o potencial de transformação da Educação. “A Educação muda, transforma. A educação empreendedora é a única saída para a mudança social que queremos no Brasil. O Sebrae-SP oferece muitas soluções. Quero agradecer a presença de cada um que está aqui para fazer a Educação de Mogi das Cruzes muito maior do que ela já é”, disse. A parceria entre a instituição e a Secretaria de Educação levará a cultura empreendedora para as escolas municipais.

A importância da parceria entre o Sebrae-SP e a Administração Municipal foi ressaltada pela secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos . “Começamos esse ano letivo com esse momento muito aguardado, sonhado, planejado e construído a muitas mãos. Pela primeira vez temos profissionais de toda a rede municipal e isso só foi possível porque temos parceiros como o Sebrae-SP, uma potência na nossa região. A rede municipal de ensino atende cerca de 47 mil alunos.

A transformação das vidas dos alunos por meio da cultura empreendedora foi abordada pela vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. “Todos nós somos educadores, todos de nossa cidade e aliado a isso colocamos projetos de vida em prática porque amamos o que fazemos. Começamos a trabalhar o futuro pelo presente, olhando para as nossas crianças, jovens e adultos para essa transformação”. O seminário também reuniu educadores da rede estadual de Mogi das Cruzes e representantes de cidades do Alto Tietê.

Durante o seminário, a gestora de atendimento do Escritório Regional Alto Tietê do Sebrae-SP, Cristiane Bento apresentou as soluções de educação empreendedora oferecidas pela instituição e que desenvolvem atitudes e comportamentos empreendedores nas comunidades escolares, desde o ensino básico. O evento também contou a participação do Quarteto Feminino da Sinfônica Mogi.

O professor e filósofo Mário Sergio Cortella falou com os educadores sobre “Cenários turbulentos, mudanças velozes, enganação, proteção ou superação”. “Que nós sejamos capazes de tocar a nossa prática, por exemplo, se eu for falar de educação empreendedora, eu tenho que conhecer, o que significa me preparar, me aproximar dela”, disse o palestrante, que destacou ainda a importância de todos continuarem buscando a mudança e o crescimento.

Para os profissionais participantes, o seminário foi um momento para refletir sobre os desafios e renovar as energias para o ano letivo que está começando. “É motivador para nós refletirmos sobre o nosso dia a dia como professor, como profissional. Abre bem a nossa mente para as coisas novas”, observou Thais Ferreira, diretora pedagógica do CEIM Profª Maria do Carmo Inestal Ferré – Casa da Criança Irmã Salvadora, na Vila da Prata.

O diretor da EM Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, Gustavo Cardoso Rodrigues, destacou a importância do tema do encontro e todos da escola participarem. “É um tema que a ver com o nosso currículo e comas políticas públicas do município. Achei legal trazer não só o quadro do magistério, a escola é feita por todos”, disse.

Agente escolar há oito anos na rede municipal, Ana Cláudia Alves da Silva, agente escolar do Cempre Ruth Cardoso, destacou a importância da palestra. “É uma experiência incrível estarmos todos aqui. Vai motivar nossa prática e trazer novas experiências e conquistas para as escolas referente à aprendizagem e às atividades do dia a dia”, disse Ana Cláudia Alves da Silva, agente escolar do Cempre Ruth Cardoso.

O evento contou com a participação da dirigente regional de ensino Maria Gerlania de Sousa Lima, o prefeito de Arujá, Luis Camargo, o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan, vereadores e secretários municipais. O seminário faz parte da Organização Pedagógica Administrativa (OPA) das unidades escolares da rede municipal de ensino, que terá continuidade até sexta-feira (03/02). A programação desta quinta-feira (02/02) foi uma live com a professora Drª Maria Regina dos Passos com o título "A construção da identidade docente a partir das normativas vigentes", transmitida nos períodos da manhã e tarde. A organização do último dia será a critério das escolas.