Mais de 400 professores da rede municipal participam de pesquisa do projeto Vozes Docentes

24 de fevereiro de 2021

Os professores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram até terça-feira (23/02) de uma pesquisa on-line do projeto Vozes Docentes, uma iniciativa nacional da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann. O objetivo inicial era ouvir 88 profissionais, mas com o engajamento da Secretaria Municipal de Educação 404 professores da rede municipal responderam ao formulário, uma das maiores participações de todo o País. O objetivo da ação é fortalecer o diálogo entre docentes e as Secretarias de Educação Municipais para que juntos consigam construir soluções para os desafios educacionais da atualidade.

O formulário on-line foi construído de forma colaborativa por professores de todo o Brasil. Ao todo 9.965 profissionais responderam à pesquisa. “O apoio da equipe de liderança da Secretaria Municipal de Educação e dos diretores da rede municipal foi fundamental para superarmos a meta proposta pela Conectando Saberes”, observou a coordenadora do núcleo de Mogi das Cruzes da Conectando Saberes, Roseli Conceição Andrés Rodrigues, que integra a equipe da Pasta.

A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes possui 1.264 professores. “Sinto-me feliz em participar desse importante processo, já que ouvir o professor e colocar em prática suas sugestões é uma forma ímpar de reconhecer e valorizar a força docente, além de ser a única forma de construir uma educação de qualidade”, avalia a professora da EM Dr. Isidoro Boucault, Monica Felismino, que também coordena o nucleo mogiano da rede Conectando Saberes. A participação dos 404 docentes na pesquisa representa 32% do grupo, o que coloca a cidade entre os destaques nacionais de participação na pesquisa.

Os professores responderam questões sobre a formulação de políticas educacionais municipais do Brasil e compartilharam suas experiências em algumas temáticas, como formação de professores, educação na pandemia, clima escolar e saúde mental. “Desde que iniciamos a gestão temos mantido este processo de escuta ativa com professores, diretores e todos os colaboradores da Secretaria. Unindo nossas forças e capacidades vamos mudar o Brasil a partir de Mogi”, disse o secretário adjunto de Educação, Caio Callegari.

A secretária de Educação, Rose Tonete, destacou a importância deste espaço de participação dos docentes. “Este é mais um espaço de diálogo importante para ouvirmos os anseios e angústias dos nossos professores da rede municipal. Com base nas respostas, vamos construir juntos uma educação de excelência com equidade para os mogianos”, observou. As respostas serão analisadas por uma equipe de assessoria, bem como por professores do Brasil inteiro e posteriormente serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação.