Mogi das Cruzes apresenta resultados de estratégias de inovação no Festival Cidade do Futuro 2024

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

28 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi convidada para participar do Festival Cidade do Futuro 2024, realizado na capital paulista. Foram apresentados os resultados positivos que a administração municipal alcançou com estratégias de inovação.

Na ocasião, o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, expôs os avanços obtidos com a elaboração da Política Municipal de Integração de Dados de Mogi das Cruzes. Dentre eles, o destaque foi a criação do painel de Alertas da 1º infância. “Com as ações implementadas, hoje já é possível identificar as crianças que vão à escola, mas que estão com alguma vacina pendente; ou monitorar o atendimento das gestantes, principalmente quando se identifica atrasos em consultas médicas, e direcionar políticas públicas voltadas à 1ª Infância, como o atendimento educacional, a saúde e assistência social", explicou.

Dentre os assuntos abordados, Torres falou sobre o Compartilhamento de Dados, Integração dos órgãos e das entidades e o Acesso à Base de Dados Unificada. A apresentação, com o tema “Futuro dos Governos”, também contou com o consultor Leandro Ogalha, Pedro Chamochumbi, da Prefeitura de Piracicaba, e Alexandre Canova, do Sebrae for Startups.

O Festival Cidade do Futuro 2024 é considerado o maior evento do país com foco em unir sustentabilidade e inovação, com o objetivo de gerar ações efetivas, conexões e aprendizado para construção de cidades, empresas e projetos mais verdes, criativos e humanos. Mais de 10 mil pessoas e 100 organizações participaram da edição deste ano.

“Os resultados alcançados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nos últimos três anos na análise de dados para proporcionar serviços mais rápidos e precisos para a população colocou a cidade como referência no assunto. Já está provado que o uso inteligente de dados permite mais eficiência na tomada de decisões dos serviços públicos”, finalizou Torres.