Mogi das Cruzes apresenta resultados positivos no 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

18 de abril de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou, por meio da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, do 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado este mês em Osasco.  No evento, promovido pela Controladoria Geral da União, a equipe mogiana apresentou os resultados positivos das ações de Governo Aberto da Prefeitura.

A criação do 1º Plano de Ação em Governo Aberto Mogiano foi o principal assunto abordado. O Plano está em execução e vai até outubro de 2024, com 12 ações previstas no município, como a instalação de pontos de WI-FI pela cidade, capacitações de transparência e participação cidadã, descentralização de serviços públicos, campanhas de comunicação.

Além do Plano de Governo Aberto, outras iniciativas mogianas foram compartilhadas no evento, como a Formação de Agentes de Governo Aberto (online), o Laboratório de Inovação em Governo Aberto (LIGA) e o Comitê Intersetorial de Governo Aberto e Indicadores (CIGAI).

“Mogi das Cruzes já se tornou referência em Transparência e Governo Aberto. As soluções adotadas aqui no município já servem de exemplo para outras cidades que buscam gestões públicas mais eficientes e participativas”, avaliou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres.

O Encontro Brasileiro de Governo Aberto é um congresso de representantes do governo e da sociedade civil que se reúnem para discutir e promover ações de transparência, participação cidadã e inovação na gestão pública.