Mogi das Cruzes leva “Programa Mogi – Cidade da Criança” para evento nacional da Urban95

24 de abril de 2024

O “Programa Mogi – Cidade da Criança”, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, foi destaque no Encontro Nacional Urban95, que aconteceu esta semana em Recife (PE) e reuniu representantes de 27 municípios brasileiros que compõem a rede de defesa da primeira infância. A Rede Urban95 é uma iniciativa da Fundação Van Leer, realizada no Brasil pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), e tem como foco priorizar a perspectiva dos bebês, crianças e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços do município.

O prefeito Caio Cunha representou Mogi das Cruzes no evento, ao lado do secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, e da assistente social Celeste Xavier Gomes. “Nossa gestão é focada nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida das mogianas e mogianos, e nessa perspectiva a primeira infância é uma prioridade. Nos últimos três anos, tivemos uma série de conquistas neste sentido e o Programa Mogi – Cidade da Criança hoje é uma realidade, tanto que levamos nossa experiência e enriquecemos o debate durante o evento”, afirmou o prefeito. A viagem e a hospedagem foram custeadas pelos organizadores do evento.

Parques Naturalizados

As ações realizadas em Mogi das Cruzes foram destaque no evento. Um exemplo são os Parques Naturalizados, mais conhecidos como Parques Natús. A cidade já inaugurou três equipamentos do tipo – no Residencial Novo Horizonte, no Jardim Planalto e no Conjunto Jefferson da Silva.

No ano passado, a Prefeitura garantiu uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, da deputada estadual Marina Helou, que será utilizada na implementação do quarto Parque Natú da cidade. No total, a Prefeitura de Mogi das Cruzes já garantiu um total de R$ 800 mil em recursos, que garantirão a implantação de mais cinco Parques Natús – os locais estão sendo analisados atualmente pelos técnicos da Administração Municipal.

Os Parques Natús integram a Política Pública Municipal voltada à Primeira Infância e têm como proposta explorar as possibilidades de espaços para brincar, espaços de encontro e a conexão com a natureza, favorecendo o brincar livre e criativo, contemplando trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário feitos com elementos naturais. A estrutura dos parques é concebida a partir de uma intensa participação comunitária, especialmente das crianças da região, que são ouvidas em um processo de escuta antes da intervenção.

“A experiência de Mogi das Cruzes foi registrada em livro, tornando-se uma experiência a ser seguida por outras cidades”, explica o secretário Claudio Rodrigues, que acompanhou todas as etapas de implantação dos equipamentos. A publicação se chama “Caminhos para a implementação de parques naturalizados – um guia para gestores públicos” e foi realizada pelo Instituto Alana, por meio da iniciativa Criança e Natureza.