Prefeitura adota medidas para ampliar segurança viária em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

25 de fevereiro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está adotando uma série de medidas para aumentar a segurança nas ruas e avenidas da cidade e prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, principalmente com feridos ou mortos. O trabalho reúne ações integradas de sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito.

As ações são definidas com base em análises técnicas, que levam em conta o trabalho de campo dos funcionários da Secretaria Municipal de Transportes e as estatísticas sobre acidentes de trânsito, com base nos números do sistema Infosiga, no levantamento de ocorrências registradas pela Polícia Militar e no atendimento do Samu.

“A prioridade deste trabalho é proporcionar mais segurança viária para a população de Mogi das Cruzes e salvar vidas. Para isso, são utilizados vários parâmetros estatísticos, além do sistema Infosiga, o que permite uma visão mais ampla sobre os pontos de maior registro de acidentes e as características destas ocorrências. Junto a isso, é feito todo um trabalho técnico e de engenharia de tráfego para identificar locais com maior potencial para a ocorrência de acidentes”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

Um exemplo deste trabalho é a definição dos locais que passarão a ter fiscalização eletrônica de velocidade, dentro do novo contrato de prestação de serviços. Os pontos passaram por uma revisão técnica, que levou em conta tanto as características de cada um dos locais quanto as estatísticas de acidentes. Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes fez uma revisão no contrato e, após uma extensa negociação com a empresa responsável pelo serviço, conseguiu uma economia para os cofres municipais de cerca de 30% do valor.

Com a definição dos locais que receberão os equipamentos de fiscalização (veja relação completa abaixo), a empresa responsável pelo serviço finalizará a instalação dos aparelhos, além de buscar a aferição junto a órgão especializado. Já a Secretaria Municipal de Transportes fará a implantação de placas indicativas da existência de radar na via. Além disso, os motoristas serão informados por faixas educativas.

“É importante que toda a sinalização alertando os motoristas sobre a existência do radar e do perigo de não respeitar os limites de velocidade seja implantada. De acordo com pesquisas internacionais, cerca de 97% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, principalmente o excesso de velocidade. Este é um problema que é combatido diretamente pela fiscalização eletrônica, aumentando a segurança dos próprios condutores, dos ciclistas e dos pedestres”, explicou Cristiane Ayres.

A secretária destacou ainda que, por uma decisão da atual administração municipal, o radar estático, popularmente conhecido como “móvel”, não será utilizado para autuação de motoristas. Ele será voltado para ações de engenharia de tráfego, com contagem de veículos e estatísticas.

A educação para o trânsito é outra diretriz do trabalho para segurança viária. Entre as ações está a parceria com o programa Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária. A ação busca levar mensagens para conscientização dos mogianos sobre o respeito à vida e sobre a necessidade de adoção de um comportamento seguro no trânsito.