Prefeitura assina parcerias de cooperação com a Fundação Florestal e o ICLEI

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

10 de junho de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes firmou nesta quinta-feira (10/06), por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, um termo de cooperação técnica com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e o termo de filiação ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Os dois eventos foram realizados no auditório da Prefeitura e reforçam o compromisso da Administração Municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

“Pautamos a construção do município para colocar a palavra sustentabilidade em prática, queremos que a nossa cidade se desenvolva economicamente e socialmente de forma equilibrada, respeitando o meio ambiente e os entornos verdes, que são essenciais neste processo”, disse o prefeito Caio Cunha, ao lado da secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira. Os vereadores Mauro Mitsuro Yokoyama, o Mauro do Salão; Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos; Fernanda Moreno e Jonhross Jones Lima participaram do evento.

Michele destacou a importância das parcerias com a Fundação Florestal e o ICLEI, acrescentando que será desenvolvido um trabalho conjunto e integrado com a Prefeitura. A secretária ressaltou dois pontos importantes em relação aos termos de cooperação e filiação: “A iniciativa de buscar a adesão ao ICLEI foi do prefeito Caio Cunha. A assinatura dos dois termos propicia a potencialização das nossas relações institucionais e consequentemente o trabalho da Secretaria frente às políticas públicas ambientais. Isso contribuirá muito para uma atuação ampla e qualificada em todo o município de Mogi das Cruzes”, observou Michele, acrescentando que o próximo passo será o agendamento de reuniões de trabalho com as duas instituições, primeiro em separado e depois conjuntamente.

A coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil, Ana Wernke, comentou a importância da parceria: “O ICLEI pode apoiar em todos os diagnósticos e planejamentos para as ações relacionadas a pauta de sustentabilidade, mas é a decisão do gestor que efetiva a implementação dessas ações nos territórios, a adesão ao ICLEI é o início de uma trilha muito importante para a cidade de Mogi das Cruzes rumo ao desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou. O secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, também esteve na solenidade desta quinta-feira.

Fundação Florestal

A Fundação Florestal foi representada no evento pelo diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz. Ligada à Secretaria Estadual de Infreatrutura e Meio Ambiente, a entidade promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. A assinatura do termo de cooperação com Mogi das Cruzes abrangerá a gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Várzea do Tietê e da Serra do Itapeti, além da Reserva Ecológica do Itapeti).