Programa “Viveiro na Rua” faz doação de mudas como parte das ações do Maio Amarelo

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

10 de maio de 2021
Programa Viveiro na Rua tem realizado ações de doação de mudas na programação do Junho Ambiental (Divulgação/SVMA)

Os mogianos que passaram pela Praça Oswaldo Cruz nesta segunda-feira (10/05) puderam levar para casa mudas de ipê amarelo. A edição do Programa “Viveiro na Rua” foi realizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e como parte da programação do Movimento Maio Amarelo – que promove ações voltadas à segurança viária, à educação para o trânsito e à conscientização sobre comportamento seguro durante todo o mês.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, falou sobre a importância da doação das mudas, que ocorreu durante o período da manhã. “Fechamos uma parceria com a secretária Cristiane Ayres e teremos ao todo quadro edições do Viveiro na Rua. A primeira foi hoje e haverá outra amanhã (11/05), no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. Também haverá mais duas edições na semana que vem, nos dias 25 e 26 de maio. Vamos disponibilizar 50 mudas por dia, todas de ipê amarelo, cuja cor lembra a campanha de trânsito”, comentou.

O Programa “Viveiro na Rua” foi idealizado com o objetivo de aumentar a presença de espécies arbóreas na cidade e já fez sucesso durante o drive-thru para a vacinação contra a Covid-19, realizado no dia 10 de abril. Na ocasião, o trailer montado no Pró-Hiper distribuiu 150 mudas, apenas para as pessoas vacinadas contra a Covid-19 e que quiseram levar uma planta para casa. Foram seguidas todas as recomendações de segurança sanitária e não houve aglomerações.

As plantas vêm do Viveiro Municipal, localizado no Parque Leon Feffer, que possui cerca de 25 mil mudas, de vários tipos e tamanhos. Os técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente acompanham a doação das mudas e dão orientações aos cidadãos sobre como cuidar das plantas, com dicas de adubação, exposição ao sol e rega, entre outras. “A distribuição de mudas acabou atraindo as pessoas para que elas fossem sensibilizadas para as questões vinculadas ao trânsito”, finalizou Michele.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo em Mogi das Cruzes terá ações voltadas à conscientização sobre a importância da segurança viária e à educação para o trânsito durante todo o mês de maio. A iniciativa foi lançada na última quinta-feira (06/05).

O prédio-sede da Prefeitura recebeu um laço amarelo para marcar a iniciativa. Além disso, prédios importantes da cidade e monumentos estão iluminados com luzes amarelas. Entre os locais estão as sedes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Semae, do CPAM-12, da Diretoria Regional de Ensino, a Pinacoteca, o Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o prédio do Corpo de Bombeiros, o Mogi Shopping e o Mercado do Produtor.

Outra ação é a distribuição de máscaras e mudas de árvores cujas flores são amarelas em locais como a praça Sacadura Cabral, o largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, os Terminais Central e Estudantes e cruzamentos na região central, no bairro do Socorro e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Também serão implantadas faixas em pontos de grande movimentação de pessoas.

Ônibus do sistema municipal de transporte coletivo estão circulando com mensagens voltadas à segurança viária e mídias são apresentadas no sistema interno dos veículos. A Prefeitura também está veiculando mensagens sobre o assunto nos canais oficiais da administração na internet.

Mogi das Cruzes também receberá o Projeto Educa, em uma parceria entre a Prefeitura e o Observatório Nacional de Segurança Viária. A iniciativa disponibiliza material didático para os estudantes sobre educação para o trânsito, com livros para os estudantes e professores. O projeto-piloto em Mogi das Cruzes será realizado com os alunos do Ensino Fundamental II do Cempre Benedito Ferreira Lopes.

O Maio Amarelo em Mogi das Cruzes será finalizado no dia 31 de maio, com a premiação do Concurso Mobilidade e Educação “Caminho Seguro para a Escola”, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Transportes e de Educação, voltada para alunos das redes municipal, estadual e particular.