Projeto Mogi 500 Anos promove encontro com representantes do agronegócio do município

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

18 de abril de 2024

A equipe do Projeto Mogi 500 anos promoveu na terça-feira (16/4), no Auditório da Prefeitura, um encontro específico com representantes do agronegócio no município. Coordenado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, e a equipe técnica da pasta, o encontro teve como objetivo, além de promover uma maior interação entre os principais representantes do setor na cidade, definir os indicadores que poderão demonstrar o avanço e aceleração deste segmento no município nos próximos anos, que serão acompanhados no Plano Mogi 500 Anos.

A reunião também contou com a participação do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida; do presidente do Sindicato Rural, Fabio Dan, e de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ângela Yatsugafu e Bianca Schmid.

Após uma apresentação do Projeto Mogi 500 Anos e seu objetivo, foi demonstrada a importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do município, indo ao encontro da tendência nacional e mundial de fortalecimento deste segmento, principalmente com o aumento da demanda mundial de alimentos.

Os participantes debateram sobre alguns indicadores sugeridos e também expuseram a dificuldade de se encontrar informações precisas nesta área. Um novo encontro acontecerá entre os participantes nos próximos dias para encerrar esta etapa de definição dos indicadores do Agronegócio para Aceleração do Desenvolvimento Econômico, junto ao Plano Mogi 500 Anos.

Projeto Mogi 500 Anos

O Projeto Mogi 500 Anos é inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS - ONU) e, a partir da participação da sociedade mogiana, tem o objetivo de firmar os objetivos e projetos que guiarão o desenvolvimento do município pelos próximos 36 anos, quando Mogi completará 500 anos.

Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos está dividido em três etapas: "Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. Em setembro de 2023, foi apresentado ao público o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.

Durante a primeira etapa, a partir do apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF), Organização da Sociedade Civil Comunitas e empresas que atuam no município, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de grupos de trabalho temáticos para discutir a cidade, consultas públicas, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.

Esse processo deu origem a ações concretas para o atendimento de demandas, com entregas como a ampliação do Pró-Hiper, a criação do Vagalume, o Programa Viva Jundiapeba, novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, entre outras.

A Etapa de Diagnóstico foi concluída com o estabelecimento de 8 pactos que guiarão o desenvolvimento do município para os próximos anos. São eles: preservar o meio ambiente, acelerar o crescimento econômico, fomentar hábitos saudáveis, preparar a próxima geração, reduzir desigualdades, ampliar a mobilidade urbana, promover um ambiente seguro e fortalecer a cidadania ativa.

Para pensar “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos”, a partir destes pactos e em conjunto com a sociedade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo e apoiando ações com o objetivo de estabelecer metas, indicadores e projetos que serão acompanhados ao longo dos próximos anos e farão parte do Plano Mogi 500.