Projetos de Educação Musical de Mogi das Cruzes terão formação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Secretaria de Educação

As atividades serão nesta sexta-feira (26/04) com a equipe do Pequenos Músicos e na próxima segunda-feira (29/04) com o projeto Pra Ver a Banda Passar

24 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os profissionais dos projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes participarão de uma formação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos dias 26 e 29 de abril. A iniciativa faz parte das formações, que serão realizadas ao longo do ano e é uma das atividades do "Mês Azul", promovidas pela Pasta, em referência ao mês de conscientização do autismo.

O primeiro encontro será na próxima sexta-feira (26/04), das 9h às 12h, para os monitores e coordenadores do projeto "Pequenos Músicos… Pequenos Acordes na Escola". Já no dia 29, a formação será das 19h às 22h, para os monitores do projeto "Pra Ver a Banda Passar". As iniciativas serão conduzidas pela empresa Focus, responsável pela formação de professores e especialistas da rede municipal de ensino, no ano passado, em TEA, ABA e PEI (Plano Educacional Individualizado).

O objetivo é capacitar as equipes dos projetos para melhor atender os alunos com TEA e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. “Essa é uma formação muito esperada por todos os professores, pois temos muitos alunos com autismo integrados. Os profissionais precisam aprender mais a respeito para atuar da melhor forma possível e evitar estigmas e preconceitos”, destacou o coordenador dos projetos de música da Pasta, maestro Allan Caetano.

Esta é a segunda formação deste ano para os profissionais. Ao todo, serão nove encontros, sendo cinco neste primeiro semestre e quatro no próximo. As formações trazem conceitos e estratégias para o ensino de música.

O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, é gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar conta com a gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. Ambos atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.