Vacina contra HPV passa a ser ministrada em dose única para crianças e adolescentes

Secretaria de Saúde

Dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8 às 16 horas

16 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade
Imunização contra HPV passa a ser realizada em dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos


A partir deste mês, a Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes adota as recomendações da Divisão de Imunização Estadual em acordo com o Ministério da Saúde e disponibiliza o esquema vacinal contra o HPV - papilomavírus humano em dose única. A vacina está disponível para crianças e adolescentes com idade entre nove e 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, sob livre demanda, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

O HPV está relacionado a uma das causas do câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, segundo o Ministério da Saúde, mas a infecção pelo vírus também acomete os homens. Por isso, a imunização é direcionada para meninas e meninos.

A proteção também é recomendada para imunodeprimidos, vítimas de violência sexual e portadoras de papilomatose respiratória recorrente, de acordo com protocolo específico do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além desses grupos, adolescentes até 19 anos que não receberam nenhuma dose contra o HPV também devem ser vacinados. Para se vacinar é necessário levar caderneta de vacinas e documento de identificação.