Mogi das Cruzes sedia campeonato internacional de robótica a partir deste sábado (27)

Secretaria de Esportes e Lazer

25 de abril de 2024

A partir deste sábado (27), Mogi das Cruzes será palco para mais uma edição do campeonato de robótica RSM Challenge Internacional, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Com entrada franca, o evento - considerado como um dos maiores do Brasil - será realizado em quatro dias de competições, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta.

Neste sábado e domingo (28), a ação destinada para todas as idades acontece das 10 às 20 horas, na Vila Mogilar. Já na segunda (29) e na terça-feira (30) o RSM Challenge Internacional também começa às 10h, mas termina mais cedo, às 17h e às 18h, respectivamente.

O município tem papel pioneiro nas disputas de robótica no país, já que foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a prática como modalidade esportiva, por meio da Lei nº. 7.996 de 2023.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, esse é um grande incentivo para toda a população vir prestigiar o conhecimento absorvido por estudantes de robótica. "Este é o terceiro ano que Mogi sedia essa competição de nível internacional, que reunirá jovens de quatro países distintos na nossa cidade com apoio da Prefeitura. Venham conhecer mais sobre o desenvolvimento de projetos de ciência e tecnologia que hoje é um esporte em Mogi", conclui Nogueira.

O evento terá quatro dias de competições nas categorias de sumô, seguidor de linha, futebol, hockey, tracking e combate. Elas são divididas em categorias, definidas de acordo com as especificidades dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também terão a participação de robôs controlados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma.

Neste ano, são esperados mais de 700 competidores, com a previsão de equipes da Colômbia, Equador e México, além de serem esperados participantes de nove estados brasileiros.

O Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, s/nº, na Vila Mogilar. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site rsmchallenge.com.br.

(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)
RSM Challenge Internacional
Local: Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta (Rua Professor Ismael Alves dos Santos, s/nº - Vila Mogilar)
Data: de 27 (sábado) a 30/4/2024 (terça-feira)