Curso gratuito Carpinteiros do Futuro está com inscrições abertas em Mogi das Cruzes

Fundo Social

 Podem se inscrever jovens, com idade a partir de 18 anos, de 19 de janeiro a 16 de fevereiro no curso patrocinado pela JSL

19 de janeiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

 Estão abertas, a partir desta sexta-feira (19/01), as inscrições para o curso gratuito Carpinteiros do Futuro, uma realização da TM Silva e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do PROAC ICMS, com patrocínio da JSL e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, numa parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Fundo Social de Mogi das Cruzes. 

O objetivo do curso, que terá aulas a partir do dia 19 de fevereiro no Crescer Vila Natal, é profissionalizar jovens com idade a partir de 18 anos, moradores de Mogi das Cruzes e região, para que eles obtenham uma fonte de renda adicional ou uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. A habilidade de criar produtos a partir da madeira é demandada em diversas áreas, desde a construção civil até a indústria de móveis e artesanato. 

São, ao todo, 100 vagas, divididas em quatro turmas de 25 alunos, com carga horária de 128 horas. As inscrições devem ser feitas de forma online e a previsão é que a lista de selecionados seja divulgada no dia 17 de fevereiro, nas páginas do projeto no Facebook e Instagram.

Inscreva-se

As aulas serão realizadas duas vezes por semana com duração total de 3 horas cada, mesclando conhecimentos teórico e prático com utilização das ferramentas e visitas guiadas por espaços de comercialização de matéria prima e produção de objetos finais em madeira.

A capacitação fornecerá aos jovens selecionados um panorama das artes visuais, em especial sobre o design e a arte contemporânea brasileira, com módulos que abordarão diversos aspectos do trabalho em carpintaria, tais como estética, funcionalidade, ergonomia, tipos de materiais, acabamento e interação com fornecedores, entre outros.

Todo o material será disponibilizado pelo projeto gratuitamente aos alunos, desde a madeira, elementos de fixação, EPIs e demais. Para a boa execução do projeto serão locadas ferramentas como furadeiras, torno de bancada, plainas, lixadeiras, serra de fita, bancada e todos os itens necessários.

Como resultado do processo formativo, será realizada uma exposição, com 20 dias de duração e em local de fácil acesso, apresentando 100 obras inéditas desenvolvidas pelos participantes do projeto. A exposição visa revelar novos talentos e apresentar o processo criativo/plástico dos alunos, assim como contribuir para a formação do repertório cultural. A entrada será gratuita. 

O Crescer Vila Natal, onde as aulas serão ministradas, fica na rua Julio Fernando da Costa S/N - Vila Natal. Haverá duas turmas nas segundas e terças, uma com aula das 13h às 17h e outra das 18h30 às 21h30 e outras duas turmas às quartas e quintas, uma das 8h ao meio-dia e outra das 13h às 17h.  

 

Serviço

Projeto Carpinteiros do Futuro em Mogi das Cruzes/SP.

Aulas de carpintaria destinada a jovens a partir de 18 anos. 

Inscrições - de 19 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024

Divulgação da lista de selecionados (as): 17 de fevereiro. 

Começo das aulas – 19 de fevereiro. 

Local das aulas - Crescer Vila Natal - Rua Julio Fernando da Costa s/nº - Vila Natal

Link de inscrição https://forms.gle/hXkPGvDRez2ftZQG8

 

Distribuição de turmas:

Turma 1 - Segunda e Terça – das 13h às 17h

Turma 2 - Segunda e Terça – das 18h30 às 21h30

Turma 3 - Quarta e Quinta – das 08h às 12h

Turma 4 - Quarta e Quinta – das 13h às 17h

 

Ficha Técnica:

Patrocínio: JSL. 

Apoio: Prefeitura de Mogi das Cruzes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade. 

Realização: TM Silva, Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, por meio do PROAC ICMS.  Curso 100% gratuito. Inclui material, maquinário e EPI 's (equipamento de proteção individual)