Fundo Social faz entrega da campanha CICLOS para a Sociedade Amigos de Taiaçupeba

Fundo Social

03 de maio de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes realizou na última sexta-feira (29/04) mais uma entrega da campanha CICLOS, que une conscientização ambiental às causas animal e social. Desta vez, foram doados 265 quilos de caixas Tetra Pak e 57 quilos de lacres de alumínio para a Sociedade Amigos de Taiaçupeba (SAT), entidade cadastrada no Fundo Social e que presta amplo atendimento à comunidade local. A entrega foi feita em parceria com o Coletivo Okará Ambiental, que é aliado do Fundo Social na campanha.  

Esta é uma das vertentes da CICLOS, que também reverte tampas plásticas de produtos do cotidiano em ração para cães e gatos e depois destina tudo a protetores de animais cadastrados no Fundo Social. Entre julho de 2021 e março de 2022, foram vendidos 3.280 quilos de tampinhas plásticas arrecadadas, que possibilitaram a aquisição de 22 pacotes de 15 kg de ração para gatos e outros 57 pacotes de 15kg de ração para cachorros.

Além da aquisição de ração a partir das tampinhas plásticas, a campanha CICLOS também trabalha com a arrecadação de caixas Tetra Pak e de lacres de alumínio, que são entregues diretamente para instituições sociais, associações de bairro e lideranças comunitárias cadastradas, para que elas possam gerar renda a partir da venda desse material. Foi essa modalidade que permitiu beneficiar a SAT na última semana.

A CICLOS é uma campanha permanente e que depende diretamente da doação dos itens – alvo do projeto, para que possa seguir beneficiando os públicos atendidos. Por isso, o Fundo Social pede para que todos continuem separando os três tipos de material. A separação também beneficia diretamente a questão ambiental, uma vez que o material é reaproveitado e não gera impacto ao meio ambiente.

Vale lembrar que, se descartada incorretamente na natureza, uma tampa plástica leva em média 15 anos para se decompor. Já o alumínio e as embalagens longa vida (Tetra Pak) podem levar mais de cem anos até que se decomponham no meio ambiente.

As entregas podem ser feitas na sede do Fundo Social de Mogi, no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura ou então em postos de saúde e outros pontos de coleta, instalados em estabelecimentos parceiros em diversos locais da cidade. 

Mais informações sobre a CICLOS podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.