Fundos Sociais recebem capacitação para solicitar mercadorias apreendidas pela Receita

Fundo Social

08 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha, recepcionou nesta segunda-feira (08/08) representantes dos Fundos Sociais do Alto Tietê, para uma reunião de trabalho do Conselho dos Fundos Socias do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O encontro contou com a participção de Lenilza Ferreira de Sales Lopes, chefe das mercadorias apreendidas do Aeroporto Internacional de São Paulo, que explicou a todos como deve ser feita a solicitação de doação para os Fundos Sociais de produtos retidos pela Receita Federal.

"É uma honra receber todas vocês. Nós sempre temos muitas coisas a compartilhar e hoje estamos aqui para aprender um pouco mais sobre essa excelente oportunidade", destacou Simone, que também fez uma apresentação do trabalho do Fundo Social de Mogi. Além dos cursos profissionalizantes, que foram recentemente retomados, a presidente do Fundo Social de Mogi falou sobre o SOU - banco de voluntários do Fundo Social, campanhas CICLOS, Inverno Solidário - Gestos Que Aquecem e Tia Chica, parceria com a ONG Cabelegria, o Comida da Cidade (antigo Cozinha Paulista) e também a doação de alimentos, que se estende por todo o ano.

A representante da Receita Federal explicou a todos os presentes como é o procedimento para que os Fundos Sociais possam receber as mercadorias apreendidas no Aeroporto Internacional de São Paulo. Basta enviar a documentação que comprove a existência e regularidade dos Fundos Sociais, bem como a lista dos itens que cada órgão precisa. Conforme pontuado por Lenilza, a maior parte do que é destinado a Fundos Sociais é composta por itens de vestuário, calçados e utilidades domésticas, porém os Fundos podem solicitar outros produtos, conforme necessidade.

A doação é uma alternativa para que os produtos ganhem nova serventia e auxilia os Fundos Sociais, que podem trocá-los por doações e, assim, reforçar suas ações e campanhas ao longo do ano. Além disso, ao doar para Fundos Sociais, é possível aliar o aproveitamento dos itens à causa social, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade. 

"Estamos aqui há um ano e oito meses, aprendendo todo dia e trabalhando muito. Queremos que as pessoas enxerguem o trabalho do Fundo Social como algo essencial. E um dos cuidados que nós tivemos e temos é com as instituições cadastradas no Fundo Social. Atendemos mais de 400 associações e instituições sociais com cadastro ativo e verificamos uma a uma, portanto temos a segurança de que só entregamos doações e ajudamos quem realmente faz um trabalho sério", acrescentou Simone. 

Também participaram da reunião as presidentes dos Fundos Sociais de Biritiba Mirim, Roberta de Oliveira Silva Taino; de Ferraz de Vasconcelos, Aparecida Vieira Gambale; de Guararema, Carmem Rosana de Moura Pieruccetti; de Guarulhos, Elen Regina Simões de Farias; de Santa Branca, Edna Barbosa; de Salesópolis, Luciana Miranda; a diretora do Fundo Social de Suzano, Beatriz Leite, que foi representando a presidente, Larissa, Ashiuch; a vice-presidente do Fundo Social de Arujá, Sara Dourado, a chefe de divisão do Fundo Social de Poá, Déborah Raffoul, representando o presidente Lucas Bertagnolli e a assessora do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Shirley Roberta, representando a presidente Mila Prates Queiroz. 

Visitas

Após a reunião, os representantes dos Fundos Sociais do Alto Tietê visitaram a Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Centro da cidade, onde são ministrados cursos profissionalizantes gratuitos do Fundo Social e também a sala da campanha CICLOS, que fica no prédio do Pró-Hiper, no Mogilar. Além de conhecer os espaços, todas receberam informações e puderam conhecer um pouco mais sobre cada um dos projetos.