Campanha Meias Diferentes, para conscientização sobre Síndrome de Down, é realizada no Centro do Paradesporto

Gabinete

Esta quinta-feira, 21 de março, é o Dia Mundial da Síndrome de Down e haverá ação especial no Centro do Paradesporto

20 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato e da Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, vai desenvolver uma ação especial em alusão ao 21 de março, esta quinta-feira, que é o Dia Mundial da Síndrome de Down. 

A unidade, que oferece modalidades esportivas para pessoas com deficiência, vai aderir, em parceria com escolas da cidade, à campanha mundial Lots of Socks (Muitas Meias), que aqui será intitulada Meias Diferentes. Trata-se de uma data de conscientização global, para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades. 

Até esta sexta-feira, haverá mobilização no Centro do Paradesporto, para que todos utilizem meias de cores diferentes em cada pé, como forma de demonstrar apoio à diversidade e à inclusão. É, portanto, uma maneira divertida, lúdica e visível de lembrar as pessoas sobre a importância do respeito e apreciação pelas diferenças. 

O dia foi escolhido por sua representação numérica - 21/03, em referência à trissomia do cromossomo 21, que é a causa da síndrome. Formalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, a data não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos e inclusão.

Esta será a primeira edição da campanha na unidade e a ideia é que ela alcance cada vez mais ambientes e pessoas. 

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Além de comprometimento cognitivo, pessoas com Síndrome de Down apresentam algumas características físicas em comum, porém se assemelham mais com seus familiares do que entre si.

Cada um tem um ritmo de desenvolvimento e, como todas as outras pessoas, personalidade própria. É importante lembrar que trata-se de uma condição genética e não uma doença. Logo, não há que se falar em graus. 

A expectativa da equipe do Centro do Paradesporto é reunir cerca de 200 pessoas na campanha Meias Diferentes. A unidade atende centenas de alunos e alunas, em modalidades como bocha adaptada, basquete e basquete adaptado, tênis, tênis de mesa, badminton, goalball, vôlei adaptado e atividades para desenvolvimento motor de pessoas com deficiência.