Centro de Paradesporto promove Dia da Inclusão em celebração aos dez anos do equipamento

Gabinete

Na próxima quinta-feira (11/04) o Centro de Paradesporto vai promover o Dia da Inclusão

05 de abril de 2024

Em 14 de junho deste ano, o Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato completará dez anos de atividades. Para celebrar a data, há várias ações planejadas e a primeira delas acontece na próxima quinta-feira (11/04), com o Dia da Inclusão. Será um dia marcado por interação e acessibilidade, com a participação de alunos da Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato.

A data de 11 de abril foi escolhida por se tratar também do aniversário do patrono do espaço, portanto a ideia é promover momentos especiais de celebração, reflexão e gratidão, homenageando ainda o legado do professor Cid Torquato, falecido em 1999.

Serão duas turmas de alunos atendidos ao longo do dia, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. A primeira deve chegar ao Centro do Paradesporto às 8h e lá permanecer, realizando atividades, até próximo das 11h. Já a segunda, da tarde, deve chegar às 13h30 e finalizar as ações por volta das 16h. O transporte dos alunos e alunas até o local foi providenciado pela organização e todos os presentes receberão lanches.

A agenda em comemoração ao aniversário do Centro Municipal de Paradeposrto Professor Cid Torquato continuará ao longo do ano, com diversas ações especiais. A equipe do espaço aproveitará para lembrar e também homenagear o coordenador por todos os anos iniciais do espaço, o medalhista paralímpico Dirceu José Pinto, conhecido como Dirceu da Bocha, falecido em 2020.

“Ao longo desses dez anos, testemunhamos uma década de transformação, colaboração e impacto positivo nas vidas das pessoas com deficiência. São anos marcados por uma troca constante, um trabalho incansável e uma diferença palpável na vida daqueles que atendemos. Estamos profundamente gratos por fazer parte dessa jornada e ansiosos para continuar promovendo inclusão e oportunidades para todos”, destaca o diretor da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão, Johnny Fernandes da Silveira.

O Centro Municipal de Paradesporto tem como principal objetivo a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas individuais e coletivas, estimulando a interação, o desenvolvimento de habilidades e também a evolução no rendimento, para competições.

Patrono

Cid Torquato nasceu no dia 11 de abril de 1936, na rua Coronel Souza Franco, 633, no Centro de Mogi, filho de Cremilda Zicardi Torquato e Leopoldo Torquato. Na infância, morou nas cidades de Garça e Vera Cruz, no interior paulista, até a morte permatura de seu pai, coletor estadual.

Foi interno no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, mas terminou seus estudos no Instituto de Educação Estadual Dr.Washington Luiz, em sua cidade natal. Formou-se em Educação Física pela Universidade de São Paulo, onde se especializou em Ginástica.

Em 1962, casou-se com Neyde Porcelli Machado, com quem teve cinco filhos: Cid, Neicy, Cinthya, Renata e Sabrina.

No começo da carreira, atuou como gestor da unidade de Suzano do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foi professor concursado pela rede estadual de diversas instituições de ensino da região, com destaque para a Universidade de Mogi das Cruzes, na qual ajudou a criar a Faculdade de Educação Física. Formou-se em Direito pela Universidade de Braz Cubas e, paralelamente ao Magistério, iniciou respeitável atuação como advogado.

Em 1990, teve a perna esquerda amputada por consequência da trombose, o que não lhe impediu de, reabilitado, dar seguimento às atividades profissionais e familiares, até sua morte, decorrente do agravamento do quadro circulatório, em 1999.

Até hoje, é lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, inclusive por muitos que foram seus alunos, por transmitir suas posições com tranquilidade, informalidade, bom humor e pelo seu trabalho de inclusão, que na época não era considerado tão fundamental como é hoje em dia.