Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato promove o Dia da Inclusão

Gabinete

Alunos da Escola Municipal Professor Cid Torquato foram até o Paradesporto e participaram de atividades de integração

11 de abril de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Coordenadoria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, promoveu nesta quinta-feira (11/04) o Dia da Inclusão, uma atividade comemorativa no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, em alusão aos dez anos do equipamento, que serão completados em junho deste ano.

A ação reuniu professores e alunos do próprio Centro de Paradesporto e também alunos da Escola Municipal Professor Cid torquato, que foram até o local e participaram de atividades de integração, com música, jogos e principalmente o diálogo sobre a importância da inclusão de todos na na sociedade. A data de 11 de abril foi escolhida pelo fato de ser aniversário do patrono do equipamento, professor Cid Torquato, falecido em 1999.

Durante a manhã, foi realizada uma cerimônia, que contou com a participação do coordenador municipal de Cidadania e Inclusão Social (CCIS), Marcio Maldonado, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira, do vereador Marcos Furlan, além de  diretores da CCIS e de Cid Torquato, que é filho do patrono do espaço, acompanhado de sua família.

“A inclusão social é um tema essencial dentro do momento em que vivemos, razão pela qual o prefeito Caio Cunha criou a Coordenadoria de Inclusão Social. Sempre tive uma grande admiração pelo trabalho desenvolvido aqui no Centro de Paradesporto e agora, que o equipamento se aproxima dos dez anos de atividades, estaremos cada vez mais próximos”, destacou Marcio Maldonado.

A agenda em comemoração ao aniversário do Centro Municipal de Paradeposrto Professor Cid Torquato continuará ao longo do ano, com diversas ações especiais. A equipe do espaço aproveitará para lembrar e também homenagear o primeiro coordenador do equipamento, que se manteve à frente do local por muitos anos até falecer em 2020, o medalhista paralímpico Dirceu José Pinto, conhecido como Dirceu da Bocha.

O Centro Municipal de Paradesporto tem como principal objetivo a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas individuais e coletivas, estimulando a interação, o desenvolvimento de habilidades e também a evolução no rendimento, para competições. A unidade atende centenas de alunos e alunas, em aulas de bocha adaptada, basquete e basquete adaptado, tênis, tênis de mesa, badminton, goalball, vôlei adaptado e atividades para desenvolvimento motor de pessoas com deficiência.