Distrito de Jundiapeba recebeu serviços de zeladoria e manutenção no último sábado

Gabinete

22 de novembro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou no último sábado (20/11) o Projeto Viva seu Bairro em Jundiapeba, um dia dedicado à zeladoria e a ações de manutenção no distrito, com a participação de todas as secretarias municipais. Uma das principais ações foi o início do trabalho de substituição das lâmpadas convencionais por modelos LED. No total, o distrito receberá 2 mil lâmpadas LED, que são mais eficientes, econômicas e duradouras. Além disso, como os modelos possuem maior fluxo luminoso e luz clara, contribuem para melhorar a segurança pública.

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana também participaram do Dia D, em complemento às ações já realizadas no distrito, com trabalhos diversos de zeladoria urbana: limpeza, nivelamento e cascalhamento em vias públicas de Jundiapeba. O trabalho foi executado por três equipes e apoio de veículos e maquinários.

“Nossa gestão organizou o Viva Seu Bairro, com ações de zeladoria, manutenção de escolas e oferta de serviços importantes para que garantir cada vez mais dignidade, como os moradores  merecem”, explicou a prefeita em exercício, Priscila Yamagami Kähler, que prestigiou o evento.

As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana também desenvolveram serviços de sinalização de trânsito nas imediações da Unica Jundiapeba, do Cempre Professor Sergio Moretti, do Cempre Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi e do Cempre Oswaldo Regino Ornellas. A rua Professora Lucinda Bastos e a avenida Presidente Altino Arantes, nas proximidades com rua Dr. Francisco Soares Marialva, também receberam intervenções. Da mesma forma, foram revitalizadas faixas para travessia de pedestres na rua Pedro Paulo dos Santos, altura da escola estadual Professora Josephina Najar Hernandes.

A Escola Mirim de Trânsito, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atendeu 25 crianças durante o projeto Viva Seu Bairro. Eles receberam orientações teóricas e participaram de atividades práticas sobre comportamento seguro no trânsito. Além disso, a equipe da pasta distribuiu 200 kits com lixeiras para carro e material educativo para a população.

Já o Mogi Conecta Emprego atendeu 18 pessoas para o cadastramento de currículos, atualização cadastral na plataforma e encaminhamento para vagas de emprego.

Educação

A pintura da Escola Municipal Vereadora Astréa Barral Nébias mobilizou a comunidade, a equipe da unidade escolar e profissionais da Secretaria de Educação na renovação da unidade escolar. Este foi o primeiro Mutirão da Educação para revitalização dos prédios escolares. A escola também recebeu o projeto Viveiro Na Rua: Doação de Mudas, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Escola Mirim de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O primeiro encontro do Fórum de Cultura de Paz de Jundiapeba, realizado na EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, reuniu lideranças do distrito e o poder público, que trocaram diagnósticos e também soluções sobre os desafios de segurança do distrito, em especial, nas unidades escolares que têm sido alvo de invasões, furtos e vandalismo. O destaque foi a necessidade de estratégias para estimular o sentimento de pertencimento da comunidade.
Estiveram presentes representantes da comunidade e das Secretarias de Assistência Social, Segurança e Educação, incluindo os diretores de escolas do distrito.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente com diversas ações e serviços na Única de Jundiapeba. Foram realizadas consultas, exames, testes rápidos, palestras, oficinas de artesanato e nutrição, além de atividades físicas e incentivo às práticas saudáveis, como auriculoterapia. A Vigilância Epidemiológica fez a atualização de cadernetas de vacinação de adultos e crianças e o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses informou sobre prevenção à dengue e pernilongo comum.

Para ministrar seus cursos, a Vigilância Sanitária Municipal percorreu, pela manhã de sábado, comércios, salões e estúdios de beleza convidando os empreendedores para o Treinamento Básico para Manipuladores de Alimentos e o mini curso para profissionais de beleza e tatuagem.

Assistência Social
As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social se concentraram no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba, promovendo atividades e prestando informações e orientações a respeito de programas como o Acessuas/Conduz, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como de serviços como o Centro POP e o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), direcionados ao atendimento de pessoas em situação de rua. O Programa Acessuas/Conduz promoveu uma oficina focada na geração de trabalho e renda para públicos vulneráveis.

Finanças
A Secretaria Municipal de Finanças realizou 146 atendimentos pelo serviço itinerante do ISS. Na ocasião, 48 contribuintes optaram pelo parcelamento do tributo e 10 solicitaram revisão. Os demais foram para orientações e esclarecimento de dúvidas. Houve ainda dois pedidos de parcelamento pelo Programa de Parcelamento Mogiano (PPM).

Semae
A Agência Móvel do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) esclareceu dúvidas de clientes da autarquia e atendeu pedidos de parcelamentos de dívidas, transferência de titularidade e vistoria em Poço de Visitas (PV).