Missão CAF vem a Mogi das Cruzes para reunião de acompanhamento das obras do Programa Viva Mogi

01 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta quinta-feira (29/2), no gabinete, uma reunião de trabalho com a Missão CAF, formada por uma equipe de técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O encontro faz parte do cronograma de acompanhamento do Programa Viva Mogi, que inclui obras de grande porte no município nas áreas de mobilidade, saneamento, macrodrenagem e socioambientais, com investimento total de cerca de R$ 350 milhões.

O prefeito Caio Cunha recebeu o grupo, ao lado da vice-prefeita, Priscila Yamagami. Também representaram a Prefeitura os secretários municipais Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica), Claudio de Faria Rodrigues (Urbanismo), Gabriel Bastianelli (Chefe de Gabinete e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação), João Marcos Souza (Mobilidade Urbana), Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal) e Alessandro Silveira (Infraestrutura Urbana), além do diretor-geral do Semae, Francisco Cochi. Também compareceram o secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana, Joaquim Lopes, e o coordenador de Projetos Especiais, Carlos Augusto Bim, que acompanham a execução das obras.

Pela CAF, estiveram em Mogi das Cruzes o diretor de Projetos de Infraestrutura Urbana, Água e Saneamento, Fernando Peñaherrera; o executivo sênior, Juan Carlos; o executivo responsável, Diego Vettori; e os executivos Paulo Rodrigues, Julio Carrasco e Marcos Vago.

Mogi 500 Anos e visita a obras

Pela manhã, os secretários municipais e os executivos da CAF assistiram a uma apresentação do Projeto Mogi 500 Anos, programa inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS – ONU). A partir da participação da sociedade mogiana, o Mogi 500 Anos tem o objetivo de firmar os objetivos e projetos que guiarão o desenvolvimento do município pelos próximos 37 anos, quando Mogi completará 500 anos.

Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos recebeu apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF) e realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de Grupos de Trabalho Temáticos para discutir a cidade, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.

À tarde, a Missão CAF vistoriou as principais obras do programa em andamento, executadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana: o Parque Airton Nogueira, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Leste e o Corredor Nordeste.

Obras

A obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, localizada ao lado do Parque Centenário, tem investimento de R$ 32.637.774,45 e permitirá que a estação aumente sua capacidade de tratamento, que passará para 460 litros de esgoto por segundo.

Outra obra que está em andamento é a construção do Parque Airton Nogueira.  Com investimento de R$ 10.826.671,34, o parque terá 37.822,37 metros quadrados e contará com campo de futebol, quadras de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, mini quadra de basquete, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, paisagismo, drenagem, reservatório de água, pista de caminhada e ciclovia.

O Corredor Nordeste também está em andamento. Com investimento de R$ 98,1 milhões, será a primeira obra do eixo mobilidade do projeto Viva Mogi e vai promover uma verdadeira transformação no trânsito da região de Cezar, amenizando gargalos e abrindo novas alternativas, beneficiando diretamente milhares de mogianos.

Na prática, o Corredor Nordeste prevê a execução de mais um trecho do rodoanel viário da cidade (Via Perimetral), que não está completo. A intervenção fará a conexão entre a região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. Assim, será uma alternativa à já saturada Ricieiri José Marcatto e também abrirá uma nova possibilidade de deslocamento para a região leste da cidade.

O Corredor Nordeste também prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea no distrito de Cezar de Souza e deve abrir uma rota mais rápida para acessar a avenida Catarina Carrera Marcatto, melhorando a fluidez no tráfego de entrada e saída do distrito.  A obra vai contar ainda com 1.850 metros de ciclovia.