Mogi das Cruzes apresenta em evento nacional resultados do uso da Inovação e Gestão na Segurança Pública

Gabinete

19 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou do Connex/Reflexões Sobre o Futuro das Cidades, evento que a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) realizou em parceria com a prefeitura de Pelotas, no Rio Grande Sul. Neste ano, o congresso demonstrou soluções adotadas por municípios em política pública de segurança e prevenção às violências.

Gabriel Bastianelli, chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes, representou o prefeito Caio Cunha no painel “Inovação e Gestão para Resultados em Segurança Pública e Prevenção às violências”. Ele falou sobre os desafios no setor de segurança pública na região metropolitana de São Paulo e o papel das prefeituras na função complementar ao Governo Estadual.

“Mogi das Cruzes tem quatro pilares que pautam as ações de segurança pública no município: tecnologia, evidência por dados, pessoas e inteligência”, explicou Bastianelli, que também responde pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação na cidade.

Dentre as ações apresentadas, estão a ampliação no sistema de monitoramento – até o final ano serão 1.200 câmeras implantadas na cidade -, assim como a criação do COI, o Centro de Operações Integradas, a instalação de 40 totens de segurança e o aumento no efetivo da Guarda Municipal em 74% e na frota de viaturas em 55%.

“O uso da inteligência artificial e análise de dados é fundamental para apoiar as outras instituições de Segurança, como as Polícias Civil e Militar. Um exemplo é a Muralha Eletrônica, implantada em todas as entradas da cidade. Ela faz a leitura das placas e quando houver alguma pendência criminal ou envolvimento em ocorrência, um alerta é disparado no COI, que pode iniciar o acompanhamento e aciona as viaturas para abordagens - diversas ocorrências já foram resolvidas com esta ferramenta, inclusive de sequestro relâmpago”, concluiu Bastianelli.

Com mais de 1,4 mil inscritos, alguns painéis também foram transmitidos ao vivo para todo o Brasil ao longo de três dias, entre 13 e 15 de março. O evento contou com a presença da prefeita anfitriã, Paula Mascarenhas, vice-presidente de Direitos Humanos da FNP, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Outro destaque foi a palestra do ex-vice-presidente da Colômbia, Oscar Naranjo, que compartilhou sua experiência do processo de pacificação do país latino-americano.