Prefeitura inaugura o primeiro Play Pet de Mogi das Cruzes, que estimula a saúde física e mental dos animais

04 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou no domingo (3/3) o primeiro Play Pet da cidade, um playground para cães que estimula a saúde física e mental dos animais. O equipamento foi instalado na Praça Assumpção Ramirez Eroles, conhecida como Praça do Habib’s, e o evento de entrega recebeu um grande número de pessoas, a maioria tutora de cães. O público aproveitou o domingo de sol e os cães movimentaram o Play Pet durante todo o dia.

“Os mogianos agora tem um espaço preparado para se divertirem junto com os cãezinhos. Este Play Pet é o primeiro da cidade, vamos levar o projeto para outros pontos e alcançar outras praças, outros bairros, outros lugares, justamente para oferecer novas opções de diversão e lazer para os animaizinhos. Esta é mais uma ação, entre tantas outras, por meio da qual avançamos com o compromisso que assumimos com a causa animal”, afirmou o prefeito Caio Cunha durante o evento.

O prefeito mogiano destacou a importância da parceria com a iniciativa privada e reforçou que toda a estrutura do Play Pet foi doada pela empresa Outdog, por meio de seu representante Felipe Gama, sem nenhum custo para o município. Os play pets são estruturas que podem ser formadas por diversos módulos, como rampas, túneis, pneus e gangorras. Eles proporcionam liberdade aos animais, que não usam coleiras quando estão nos espaços. As atividades no play pet reduzem a agressividade, aumentam a socialização e diminuem a ansiedade excessiva. O Play Pet funciona durante o dia, de acordo com a demanda de cães.

O prefeito também detalhou outras ações da Prefeitura que possuem ligação direta com a proteção animal, como o aumento de castrações (o agendamento pode ser feito pelo aplicativo Colab), a reforma do canil do Núcleo de Bem Estar Animal (Nubea), em Cezar de Souza, a construção do Canil da Guarda Municipal a instalação da Clínica Caramelo, programada para os próximos meses.

A Praça Assumpção Ramirez Eroles foi escolhida para receber o primeiro play pet de Mogi das Cruzes por ser um ponto onde vários tutores levam seus animais para correr e se divertir. A Secretaria do Meio Ambiente está estudando a instalação de outros play pets no município.

O prefeito Caio Cunha esteve na inauguração, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami e da secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes. Também prestigiaram o evento os secretários Gabriel Bastianelli (Chefe de Gabinete e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação), Toriel Sardinha (Segurança), além dos adjuntos Daniel Teixeira de Lima (Meio Ambiente e Proteção Animal) e Augusto César Barbosa (Segurança), bem como os vereadores Pedro Komura, Fernanda Moreno, Juliano Botelho e Mauro Yokoyama.

Regras para a utilização do play pet:

– Não é permitido deixar os cachorros sozinhos dentro do Play Pet
– Não é permitida a entrada de filhotes com menos de 6 meses
– Todos os cães devem estar acompanhados por um responsável maior de idade no local
– Todos os cachorros devem estar vacinados, com o controle de pulgas e carrapatos em dia
– Para cães das raças Pit Bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull Terrier é obrigatório o uso de focinheira
– As fezes dos animais devem ser recolhidas em sacos plásticos

Feira de adoção

Além da inauguração do primeiro Play Pet de Mogi das Cruzes, a Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, realizou no domingo (3/3) mais uma edição do Evento de Adoção com Passeio Animal, também na Praça Assumpção Ramirez Eroles, a Praça do Habib’s.

Todos os animais disponíveis para adoção são castrados, vacinados, vermifugados, microchipados e com os principais exames realizados. Para adotar um animal é necessário apresentar RG ou CPF, levar comprovante de residência, assinar um termo de responsabilidade e garantir os cuidados com o pet.