Agricultura realiza Encontro de Empreendedorismo Agroecológico nesta quinta-feira

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

16 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Agricultura promove nesta quinta-feira (17/11), a partir das 14 horas, o evento “Empreendedorismo Agroecológico”, no Sítio Jardim dos Vagalumes, bairro do Cocuera. Os interessados devem se inscrever no link: http://Forms.gle/jRGRuYFFqspJCYoq5  .

A programação começa com as apresentações dos principais parceiros do projeto. Na sequência, será proferida a palestra “Empreendedorismo Agroecológico” da Atlas Florestal, uma das principais empresas de restauração florestal produtiva, responsável por planejar e implantar projetos voltados para o fomento agroflorestal.
“Produtores rurais ou proprietários de reservas legais e APPs que são obrigados a preservar terão a oportunidade de conhecer opções de sobreposições de renda pela preservação da floresta”, explica o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, João Paulo Pereira.

O encerramento do encontro será feito pelo especialista em “Compras Públicas”, João Carlos Loureiro, que apresentará detalhes necessários para participar de processos públicos para compra de alimentos. “Nossa proposta é fortalecer a produção de frutas nativas de mata atlântica e tentar criar um mercado público dentro da Merenda Escolar e dos projetos da Assistência social de doação de alimentos para que consumam também esses itens”, explica.  

A partir do encontro, a expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura é que, quem tiver propriedade rural ou produção rural com florestas e áreas preservadas, despertem interesse pelos projetos e se cadastrem para que sejam definidos detalhes como tamanho das áreas e o planejamento da divisão dos recursos do PSA - Pagamento por Serviços Ambientais.

O PSA é um importante mecanismo para estimular a manutenção, recuperação ou melhoria dos ecossistemas em todo o território nacional, trazendo benefícios como a preservação do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado, a regulação do clima e a redução do desmatamento e degradação florestal.