Mercadão de Mogi das Cruzes recebe Promoção de Safra do Caqui neste sábado (23)

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

A produção anual de caqui em Mogi das Cruzes é estimada em torno de 45 mil toneladas

18 de março de 2024

Abrindo a safra que está prevista para acontecer nos meses de março a abril, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com produtores e instituições do setor, realizarão neste sábado (23), das 10h às 14h, no Mercado Municipal, o evento de Promoção da Safra do Caqui.

O evento contará com a presença de produtores, feirantes e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas, que oferecerão ao público uma degustação do delicioso cheesecake invertido de caqui. Os frequentadores do Mercado Municipal também receberão uma cartilha com informações gerais, valor nutricional, recomendações e até receitas com caqui.

“A ação faz parte do trabalho de fortalecimento das cadeias produtivas municipais em que o caqui se destaca por ser a fruta mais tradicional e expressiva. Mogi é a terra do caqui e nada melhor do que usarmos o Mercado Municipal, referência no abastecimento, para promover a safra. Fomentar o consumo da fruta gera um efeito extremamente positivo na cadeia, pois reflete na comercialização por parte dos nossos produtores”, destaca o secretário Felipe Almeida.

No Alto Tietê, o caqui ocupa uma área de 1.884 hectares e Mogi das Cruzes é o maior produtor com 916 hectares de plantação. Somente no município, a produção anual é estimada em torno de 45 mil toneladas, o que representa cerca de 50% da produção nacional de caqui.

Originário da Ásia, o caqui é cultivado na China e no Japão há séculos e é tão apreciado quanto a maçã. A fruta chegou a São Paulo em 1890 pelos portugueses e teve sua expansão de cultivo a partir de 1920, com os imigrantes japoneses, que trouxeram novas variedades e o domínio da produção.

Promoção de Safra do Caqui
Sábado, dia 23 de março, das 10h às 14h
Mercado Municipal (Rua Coronel Souza Franco, 440, no Centro)