Mercado Municipal de Mogi das Cruzes: 165 anos de história e tradição

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

29 de agosto de 2023

O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes comemora mais um ano de história: o tradicional Mercadão celebrará o 165° ano de funcionamento nesta sexta-feira (1°/09), dia do aniversário de Mogi das Cruzes.

Há mais de um século, no vai e vem do passar dos anos, em meio ao desenvolvimento da maior cidade do Alto Tietê, com quase 500 mil habitantes e 721 quilômetros quadrados de extensão, o Mercadão é símbolo da tradição dos mogianos.

Nos corredores, muitas histórias se cruzam, dos lojistas aos visitantes, que encontram amigos no pastel, na pausa para o café e durante as compras. Por mês, milhares de visitantes circulam pelo espaço, que garantem o peixe fresco para a Páscoa, flores para o Dia das Mães, variedades para a ceia de fim de ano ou que simplesmente elegem o Mercadão como passeio.

De turismo à gastronomia, um pouco de tudo nos 118 boxes: frutas e hortaliças produzidas na cidade que é cinturão verde do Estado, doces, castanhas, peixes, carnes, além de itens como tabaco, artigos de pesca e produtos domésticos. Como dizem os mogianos, tem de tudo no Mercadão.

"O Mercado Municipal faz parte da história e da memória do mogiano. E, neste mês de setembro, celebrar os 165 anos de história deste local é também celebrar parte da trajetória da nossa cidade, que também completa 463 anos. Um centro comercial que reúne produtos e tradições mogianas, movimentando o comércio, estimulando a economia e gerando emprego e renda. Por isso, comemorar este marco é também preservar a nossa história, de olho em um futuro ainda mais promissor", destaca o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha

Comemoração dos 165 anos do Mercadão
A comemoração contará com atividades especiais durante o dia 1º. A primeira se inicia às 9h, com o Projeto Futsuro Para Todos, que realizará uma apresentação demonstrativa de Kobudo Para-Kobudo Okinawa — técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão.

Depois, a partir das 9h30, o espaço será embalado por muito música com o pocket show do artista mogiano Ulisses Garcia e por uma apresentação do grupo da Sinfônica Mogi.
A festa acontecerá no próprio Mercado Municipal, localizado na Rua Coronel Souza Franco, 440 - Centro, que, neste feriado, funcionará a partir das 07h até 12h.

Um pouco de história
Fundado em 1858, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes é uma parte fundamental da identidade e história da cidade. Nasceu em 1858, no Largo da Matriz, depois mudou para o atual endereço, mas em 1965 foi demolido para dar lugar ao prédio atual.

Com localização privilegiada, no Centro da cidade, a estrutura recebeu ações de requalificação nos últimos 3 anos, como a pintura do piso e das pilastras, melhorias na cobertura, instalação de bancadas e bancos para os frequentadores, além de eventos como o Escambo Literário e feiras ligadas à agricultura.

“Um dos pilares da nossa gestão é criar uma cidade cada vez melhor para as pessoas, mais humanizada e acolhedora. Nesse sentido, o Mercadão passou por uma reforma que proporcionou muito mais conforto aos frequentadores e comerciantes”, afirma o prefeito Caio Cunha.

O Mercado Municipal funciona de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h, aos sábados, das 7h às 16h, e aos domingos, das 7h às 12h. Nesta sexta-feira, aniversário de 463 anos de Mogi das Cruzes, os visitantes poderão conferir atrações especiais que celebram a importância histórica e cultural para Mogi das Cruzes.