Mogi das Cruzes destina R$ 250 mil para segurança alimentar de 2,2 mil famílias

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

13 de dezembro de 2023

Com foco na segurança alimentar dos mogianos em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes assinou ontem (12) os contratos do Programa Mogiano de Aquisição de Alimentos (PMAA), que beneficiará cerca de 2,2 mil famílias por meio do Programa Quitanda Social. Ao todo, serão adquiridos 48,7 toneladas de alimentos de agricultores familiares da cidade. A assinatura aconteceu na Associação dos Produtores de Jundiapeba e Região – APROJUR.

“O Programa Mogiano de Aquisição de Alimentos movimenta a economia e potencializa as ações sociais. Ao comprar dos nossos agricultores para distribuir no Quitanda Social, a gente faz o dinheiro circular na própria cidade, beneficiando tanto as famílias quanto os produtores mogianos. E assim a gente cuida do que é mais importante na cidade, que são as pessoas”, explica o prefeito Caio Cunha.

Foram contemplados 38 produtores da agricultura familiar neste primeiro edital. O valor total destinado para compra é de R$ 250 mil. O recurso é proveniente do Fundo Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo (FMAABC), composto pelo preço público pago pelos permissionários do Mercado Municipal, do Mercado do Produtor, Feiras e Varejões e gerido pelo Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo (CAB).

“Hoje, concretizamos um sonho. Com o programa, vamos garantir a compra justa dos nossos produtores, que trabalham com muita resiliência, e entregar alimento de qualidade para as famílias mogianas. Poucos municípios do Brasil têm um programa de aquisição de alimentos. É um legado que deixamos”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida.

Os alimentos serão fornecidos durante três meses, a partir de dezembro, atendendo 2.240 famílias por meio do Programa Quitanda Social, da Secretaria de Assistência Social. O PMAA foi instituído pela Lei Municipal nº 7.932, de 07 de junho de 2023.

“O Quitanda Social começou pequeno e hoje promove a distribuição gratuita de kits contendo produtos frescos para muitas famílias em situação de vulnerabilidade e acompanhadas pela rede socioassistencial. Este é um dos pilares da política municipal de Assistência Social no combate à insegurança alimentar e nutricional”, conta a secretária de Assistência Social, Celeste Gomes.

Participaram da assinatura a vice-prefeita Priscila Yamagami e presidentes da Cooprojur (Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região), Julio Cezar Bresciani, da Coopasat (Cooperativa dos Produtores Agrícolas Solidários do Alto Tietê), Edilene Maria Silva de Oliveira, e da Coopavat (Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê), Josemir Barboza de Moraes.