Mogi das Cruzes inaugura Acelerador de Compostagem

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

A Prefeitura de Mogi inaugurou mais uma estrutura dentro do Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar: o Acelerador de Compostagem.

19 de dezembro de 2023

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou mais uma estrutura dentro do Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar: o Acelerador de Compostagem, que vai transformar cerca de 50% dos resíduos orgânicos que seriam descartados pelos permissionários do local em composto para ser utilizado em projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

“As boas práticas relacionadas ao meio ambiente são fundamentais para que a nossa cidade seja, de fato, sustentável. Para isso é necessária a prática com constância e essa central de compostagem faz parte disso. Nosso compromisso é pensar não só na Mogi de hoje, mas também na Mogi do futuro, executando ações que refletem a curto e médio prazo em algo significativo para os mogianos”, disse o prefeito Caio Cunha.

O uso do Acelerador de Compostagem trará uma redução de custos com serviços de limpeza e também uma destinação mais ecológica para os resíduos do Mercado do Produtor. Junto ao recolhimento de palhada, que é transformada em composto para produção de cogumelos, essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para a sustentabilidade.

“A partir de agora, menos resíduos vão para o lixo para se transformar em um composto bastante fértil para ser usado em diversas políticas públicas não só da Agricultura, mas também de outras Pastas, com o Meio Ambiente e a Educação. É uma gestão mais eficiente, que atua em busca da sustentabilidade, e ainda traz economia ao município”, explicou o secretário de Agricultura, Felipe Almeida.

Os equipamentos foram adquiridos a partir de uma emenda de R$ 300 mil do deputado, à época estadual, Rodrigo Gambale e faz parte de uma série de melhorias no Mercado do Produtor, que inclui o Viveiro de Mudas e a revitalização dos banheiros, além da construção de uma praça de alimentação e eventos.

Estiveram presentes na inauguração a vice-prefeita Priscila Yamagami, as secretárias de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, e de Assistência Social, Celeste Gomes, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, e os vereadores Eduardo Ota e Pedro Komura.